Jamildo Melo | Publicado em 31/10/2024, às 13h27
Sem alarde, após a "ressaca" das eleições municipais, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB) voltam a destacar pautas semelhantes nas respectivas esferas.
O site Jamildo.com já tinha lembrado que o prefeito e a governadora já tiveram episódios de anunciar, em dias seguidos, as respectivas iniciativas em creches e habitação.
Repercutiu quando o prefeito foi a uma creche municipal fazer um vídeo, destacando a qualidade da merenda do Recife, na mesma semana em que se noticiou que uma escola estadual teve a notícia de supostamente servir merenda estragada. Este caso ocorreu em março de 2023.
Coincidência ou não, no mesmo dia que a governadora anunciou, via redes sociais, a nomeação de milhares de professores aprovados em concurso público, o prefeito anunciou, no mesmo dia,o pagamento de R$ 20 milhões em bônus educacional para os professores e servidores da educação da Prefeitura do Recife.
A folha de pagamento da Secretaria de Educação Recife receberá um reforço de mais de R$ 20 milhões neste mês de outubro.
O montante pago pela Prefeitura do Recife é referente ao Bônus de Desempenho Educacional 2024 (BDE), benefício destinado aos servidores de escolas e Gerências regionais que atingiram parcial ou integralmente as metas pactuadas com a gestão, com base nos indicadores oficiais de avaliação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice do Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).
Ao todo, 3.428 servidores, entre professores e demais profissionais da Educação do Recife, serão contemplados e 164 unidades agraciadas. O bônus foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Recife na terça-feira (29) e o pagamento ocorrerá na quinta-feira (31).
A governadora Raquel Lyra, em viagem oficial a Portugal, anunciou as nomeações nas redes sociais. A governadora em exercício, Priscila Krause (Cidadania), assinou os atos.
Até o fim do mês de novembro, o Governo de Pernambuco planeja inserir 4.601 novos profissionais na educação básica do Estado.
Segundo o Governo, 5.908 profissionais da educação já foram nomeados desde o início de sua gestão e com a entrada dos novos servidores até novembro, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) chegará em 9.218 nomeados nos primeiros dois anos de gestão.
O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, pontuou que "o compromisso do Governo de Pernambuco é convocar os profissionais aprovados até que não haja lacunas. E que cada professor esteja atuando na sua área de formação”.
Exclusivo: professora Ana Paula Marcelino diz que Raquel não cumpriu determinações do TCE
Proibição do uso de celulares em escolas alcança mais uma etapa no Legislativo
Secretaria de Educação prepara plano para convocação de novos professores após decisão recente do TCE