IFPE em Goiana e Recife: Governo Lula investe R$ 15 milhões em novos campi em Pernambuco

Cynara Maíra | Publicado em 28/08/2025, às 10h06 - Atualizado às 10h49

João Campos e Marcílio Régio participaram de ação com Camilo Santana, ministro da Educação - Edson Holanda/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

O ministro da Educação, Camilo Santana, formalizou na quarta-feira (27) o investimento para o desenvolvimento de dois novos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Goiana e no Recife.

A ordem de serviço para a unidade de Goiana, orçada em R$ 15 milhões, foi assinada na Prefeitura do Recife, em um ato que contou com a presença do prefeito da capital, João Campos (PSB), e do prefeito de Goiana, Marcílio Régio (PP).

Após a assinatura, o ministro participou de uma reunião de trabalho para detalhar a implantação do campus do Recife na Avenida Guararapes. O presidente Lula (PT) lançou a pedra fundamental da estrutura no Centro do Recife em julho de 2024. 

Obras em Goiana começam em setembro

A construção do IFPE em Goiana deve iniciar em 15 de setembro, com prazo de execução de 12 a 14 meses. O novo campus ficará em um terreno de 47 mil metros quadrados, com capacidade para 1.200 estudantes, 16 salas de aula e 12 laboratórios.

Os cursos ofertados estarão alinhados à demanda do Polo Automotivo da Stellantis, em áreas como Controle de Processos Industriais e Produção Industrial."É uma união de esforços para que a gente possa avançar na educação", afirmou o ministro Camilo Santana.

Unidade no Recife tem objetivo revitalizar Avenida Guararapes

No Recife, o novo campus do IFPE integra o programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro. A unidade ocupará dois prédios históricos desapropriados e doados pela prefeitura: o Edifício Trianon e o antigo Cine Art-Palácio, na Avenida Guararapes

O projeto prevê capacidade para 1.400 alunos e terá foco em cursos de tecnologia e audiovisual. A iniciativa busca preencher o espaço da avenida, que está com prédios paralisados há anos, e ajudar a combater a atual sensação de violência na área. A expectativa é que as obras comecem no primeiro semestre de 2026.

"Vamos contribuir para revitalizar o centro do Recife com um equipamento de educação que será muito importante para a cidade", disse Camilo Santana.

As duas unidades fazem parte de um plano nacional de expansão que prevê a criação de seis novos campi em Pernambuco. Além de Goiana e Recife, os municípios de Águas Belas, Araripina, Bezerros e Santa Cruz do Capibaribe também serão contemplados.

Recife Lula Goiana Recentro Educação IFPE

Leia também

Recife terá novo complexo educacional com capacidade para 900 alunos


Ranking de competitividade mostra Recife na frente, mas interior com vantagem contra RMR


Pernambuco mantém posição no ranking de competitividade; segurança e solidez fiscal são pontos de melhora