Clara Nilo | Publicado em 19/10/2025, às 10h54 - Atualizado às 11h03
O Cabo de Santo Agostinho sediará, pela primeira vez, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
A programação conta com atividades gratuitas de divulgação científica, inovação e sustentabilidade, com o objetivo de representar um novo capítulo na educação e no desenvolvimento tecnológico local.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Cabo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o IFPE – Campus Cabo e a UACSA/UFRPE. O evento ocorre do dia 20 ao dia 25 de outubro.
No primeiro dia do evento, o público poderá conferir: arena de robôs; laboratório de impressão 3D; robô de LED; jogos e experimentos interativos; e projetos do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos do Cabo (NEAC) e instituições parceiras.
Ao longo dos cinco dias, a população poderá participar de palestras e oficinas; mostras científicas; experimentos e atividades educativas; e ações de conscientização sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.
Durante a cerimônia oficial de abertura, será firmado um acordo de cooperação com a Universidade de Pernambuco (UPE), que permitirá que 40 estudantes da Rede Municipal desenvolvam projetos no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas (Parqtel), com foco em:
Inteligência artificial
Desenvolvimento de chatbots
Soluções tecnológicas emergentes
O município também se tornou o primeiro de Pernambuco a integrar o Núcleo de Internacionalização do Estado (NINTER-PE), conectando governo, universidades e centros de pesquisa em ações voltadas à educação, ciência e desenvolvimento econômico.
"A desgraça de quem não gosta de política é que é governado por quem gosta", dispara Lula
Instituto Dom Hélder Câmara será contemplado no Criança Esperança 2025, da Rede Globo
Simão Durando e João Campos reforçam cooperação entre Sertão e Litoral