Jamildo Melo | Publicado em 14/10/2025, às 10h53 - Atualizado às 11h31
A partir desta terça-feira, as entidades Assespro Pernambuco e Softex Pernambuco passam a atuar sob uma nova marca unificada: APONTI.
O Softex Pernambuco é a maior associação de empresas de TI do Nordeste.
A mudança, anunciada em abril de 2025 e efetivada agora em outubro, representa uma reestruturação estratégica com o objetivo de fortalecer a representação e o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação (TIC) no Nordeste, especialmente no ecossistema do Porto Digital.
Segundo as duas entidades, a iniciativa não configura uma fusão tradicional, mas uma unificação institucional que busca integrar as forças de ambas as organizações.
Enquanto a Assespro atuava com foco na defesa política, jurídica e coletiva dos interesses das empresas de TI, o Softex se destacava pela execução de projetos, formação de mão de obra, consultorias e fomento ao empreendedorismo. Juntas, somam mais de 600 empresas associadas, incluindo grandes nomes como Accenture, Cesar e Avantia.
A nova entidade, APONTI, assume a missão de unir advocacy e negócios, promovendo a construção de pontes entre empresas, governo e sociedade.
Segundo as entidades, a proposta é criar um ambiente facilitador para inovação, competitividade e sustentabilidade do setor, com base em diálogo, escuta e representatividade ampliada. "A marca surge em um momento estratégico para o fortalecimento do polo tecnológico pernambucano, com o intuito de aumentar a influência do setor em âmbito nacional", afirmam, em informe ao site Jamildo.com.
Os detalhes serão anunciados no começo da tarde desta terça-feira, em um almoço no bairro do Espinheiro.
O presidente da Assespro Pernambuco e do Softex Pernambuco, Yves Nogueira, anunciará mudanças estratégicas em ambas as instituições. Na ocasião, Yves Nogueira vai compartilhar detalhes sobre a reformulação que envolve nova marca, além da inovação de posicionamento institucional, com impacto direto e indireto no fortalecimento das empresas de TI, integrando esforços em defesa das atuais e futuras empresas associadas.
Consultoria francesa de tecnologia amplia operações no Porto Digital
Com foco em descentralização, Raquel Lyra inaugura polo no Porto Digital em Caruaru
Mangue.Bit 2025 destaca o Recife como polo de startups e inovação no NE