Presidente Lula lança pacote de R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais

Clara Nilo | Publicado em 05/09/2025, às 11h37 - Atualizado às 12h00

Lula irá comprar sete produtos agrícolas afetados pelo tarifaço dos EUA - Ricardo Stuckert/PR
COMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (5), uma medida provisória que cria condições especiais para renegociação de dívidas do setor rural. A iniciativa mobiliza R$ 12 bilhões do Tesouro Nacional, a serem operados pelos bancos, e pode alcançar até 100 mil produtores afetados por secas e enchentes nos últimos anos.

De acordo com o governo, 96% dos beneficiados serão pequenos e médios agricultores, que estão inadimplentes ou com dívidas prorrogadas. O crédito terá prazos de até nove anos para pagamento e um ano de carência.

Segundo o presidente, a iniciativa garante fôlego financeiro aos agricultores, amplia a oferta de alimentos e contribui para a estabilidade dos preços.

“O produtor recupera crédito e volta a plantar com segurança. O consumidor ganha mais oferta de alimentos e preços mais estáveis. E o Brasil fortalece a agricultura, preserva empregos e aumenta a resiliência diante dos eventos climáticos”, afirmou ele.

Além do aporte direto do Tesouro, Lula informou que o governo estuda mecanismos para estimular que os próprios bancos também renegociem dívidas com recursos próprios, mas não detalhou como isso será feito.

Condições de renegociação

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o presidente Lula destacou que a medida não significa perdão de dívidas, mas sim uma “renegociação responsável” para destravar o crédito e permitir a preparação da nova safra.

Confira o vídeo na íntegra: 

economia Lula Presidente Lula

Leia também

Raquel Lyra inaugura centro de treinamento em altura para o Corpo de Bombeiros


Paulista realiza mutirão para retificação de nome e gênero de pessoas trans e travestis


Porto de Suape participa de Feira Internacional de Comércio Exterior pelo segundo ano