Porto do Recife recebe dois gigantes e aquece temporada de cruzeiros com 5 mil visitantes

Ana Luiza Melo | Publicado em 13/11/2025, às 15h00

O Porto do Recife iniciou a temporada em 6 de outubro, com a chegada do navio Scenic Eclipse. - Foto: Pedro Corrêa
COMPARTILHE:

A Temporada de Cruzeiros 2025/2026, que teve início no último dia 6 de outubro, segue em ritmo intenso no Porto do Recife, com a chegada de duas embarcações de grande porte nos próximos dias.

A operação de receptivo espera receber mais de 5 mil pessoas entre passageiros e tripulantes, consolidando Pernambuco como um dos principais destinos do turismo marítimo nacional e gerando impacto direto na economia local.

O primeiro gigante a atracar será o Costa Favolosa, de bandeira italiana e 289 metros, que chega nesta terça-feira (18), às 9h, trazendo a bordo mais de 3.800 pessoas.

Na próxima sexta-feira (21), às 8h, o Porto recebe o Viking Jupiter, de bandeira norueguesa e 228 metros, com mais de 1,1 mil embarcados.

A escala dos navios segue a programação que se estende até abril de 2026, com uma expectativa total de receber até 28 mil passageiros em trânsito no Estado.

Para garantir a melhor experiência aos visitantes, o receptivo turístico é coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer, em uma ação estratégica e integrada com diversos órgãos públicos, como a Secretaria de Defesa Social, Empetur, CIATUR, CTTU e Guarda Municipal.

O desembarque é direcionado ao Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), que oferece ar-condicionado e mais conforto.

No local, os turistas são recebidos com orquestra de frevo, passistas, degustação de cachaças e artesanato local, além de contar com posto da Delegacia do Turista.

O Porto do Recife iniciou a temporada em 6 de outubro, com a chegada do navio Scenic Eclipse.

De acordo com a pasta, o trabalho de preparação para esta temporada incluiu reuniões setoriais da Setur-PE com o Sindicato dos Guias de Turismo e o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, visando aprimorar o atendimento.

Segundo a Secretaria, a chegada contínua de embarcações de grande porte como o Costa Favolosa, que partiu de Gênova e tem como destino o Rio de Janeiro, e o Viking Jupiter, que saiu de Roma e segue para Buenos Aires, reforça a capacidade logística do Porto e o papel de Pernambuco no roteiro dos cruzeiros internacionais no Atlântico Sul.

Turismo Porto do Recife Cruzeiros

Leia também

João Campos lança licitação para requalificação e restauro do Conjunto do Carmo


Fernando de Noronha: Associação de Pousadas aposta no Sul e investe em capacitação para fortalecer o turismo da ilha


Priscila Krause se reúne com operadora na Argentina para promover turismo de Pernambuco