Petroleiros farão campanha pelos 10 anos da construção da Refinaria Abreu e Lima

Jamildo Melo | Publicado em 23/07/2024, às 08h07

Sinésio Pontes (de camisa vermelha) ao lado de Lula em evento da refinaria em Suape - Sindipetro/Divulgação
COMPARTILHE:

O presidente do Sindicato dos Petroleiros dos Estados de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro-PE/PB),  Sinésio Pontes, revelou ao Blog do Jamildo que a categoria vai criar e promover uma campanha comemorativa aos 10 anos do início das operações da refinaria Abreu e Lima, em Suape, em Pernambuco.

A iniciativa deve ter o apoio da Federação Única dos Petroleiros (FUP), no plano nacional.

"A refinaria começou a ser construída em novembro de 2014, no auge da operação Lava Jato, sendo usada pela grande mídia nacional para destroçar os planos de desenvolvimento do Nordeste, a produção nacional. Mais do que nunca se faz necessária uma campanha para comemorar os dez primeiros anos de operações da refinaria", explica o sindicalista.

"Desde 2005 já se falava do projeto na companhia, mas foi somente com Lula que ela começou a sair do papel, mesmo não havendo um projeto pronto. Hoje, você pega a pauta de exportações de Pernambuco e não tem mais frutas ou açúcar na liderança e sim derivados de Petróleo. A nossa unidade é tão moderna que pegamos aqui o diesel que é menos limpo para ser purificado aqui. Essa e outras coisas precisam ser ditas, precisam ser comunicadas", explicou.

O sindicalista conta com orgulho que, agora em agosto, a refinaria de Suape vai inmaugurar uma unidade inédita no Brasil, chamada de unidade de abatimento de emissões atmosféricas (SNOX, sigla para sufurosos, nitrogenados e oxigênio). "A unidade transforma fumaça em ácido sufúrico. Por meio de processos qúimidos, cria-se um produto que pode ser vendido ou usado na própria refinaria, com ganhos para o meio ambiente. Será a primeira fábrica no Brasil com essa tecnologia, não existe mem nenhuma outra", explica.

O evento especial pode contar com a presença da nova presidente da estatal, Magda Chambriard, agora em agosto.

Ampliação da produção na refinaria Abreu e Lima

Neste momento, a refinaria Abreu e Lima passa por um processo de ampliação da produção, que poderá dobrar a capacidade de refino de diesel na unidade. O blog do Jamildo revelou a intenção do governo Lula em concluir o segundo trem da refinaria, ainda no final de 2022.

Neste mesma linha de ação, no plano nacional, os petroleiros farão uma grande festa, agora no final de agosto, no Paraná, para comemorar a retomada da fábrica de fertilizantes nitrogenados (Fafen-PR). Pontes conta que, em 2020, haviam sido dispensados 400 empregados e agora 200 já foram readmitidos, no governo Lula, em acordo no TST.

"O governo Bolsonaro facilitava a importação, prejudicando a produção nacional. Com a guerra entre a Russia e a Ucrania, dois países exportadores de fertilizantes, a situação colapsou. Na pandemia, a unidade da Fafen poderia estar produzindo até oxigênio. Por isto, haverá uma plenária no Paraná em comemoração à reabertura da fábrica", explicou.

Petrobras Refinaria Abreu e Lima Sindipetro PE/PB

Leia também

Licitação da ampliação da refinaria Abreu e Lima atrasa e trabalhadores reclamam