Da Redação | Publicado em 14/11/2024, às 14h52 - Atualizado às 17h14
O jornalista Jamildo Melo, titular do site Jamildo.com, foi convidado e vai prestigiar o lançamento da pedra fundamental do novo terminal de contêineres de Suape. O evento festivo ocorre na próxima sexta-feira, 22 de novembro.
A chegada da APM Terminals, subsidiária do grupo Maersk, foi revelada com exclusividade pelo blog do Jamildo, ainda em 2022.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o ministro de Portos e Aeroportos do governo Lula, Sílvio Costa Filho (Republicanos) também já confirmaram presença.
A expectativa é positiva entre os políticos porquê, além de gerar empregos diretos e indiretos, o novo terminal fomentará o desenvolvimento socioeconômico da região que potencialmente passará a ter maior conectividade e ampliação das janelas de atracação para companhias marítimas.
Suape deve ganhar com o nascimento da nova empresa, uma vez que fatura com uma movimentação de cargas.
No entanto, os principais interessados são os grupos econômicos, que estarão de olho no tamanho das tarifas a serem cobradas na prestação de serviços.
No começo de junho, a empresa APM Terminals Suape já havia informado ao Blog do Jamildo que está investindo mais de R$ 241 mi em equipamentos para consolidar o projeto em Pernambuco.
O terminal será o primeiro 100% eletrificado da América Latina.
A previsão repassada ao site é de que o novo terminal entre em operação no segundo semestre de 2026.
Na ocasião, Aristides Russi Júnior, diretor-superintendente da APM Terminals Suape, disse que o plano da APM Terminals é liderar a modernização do setor portuário no Brasil.
O terreno onde será implantado o terminal portuário, no Porto de Suape, está em obras desde fevereiro, depois de ser comprado do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), parcialmente afundado pela crise da indústria naval.
No final de outubro, o site já havia informado que a APM Terminals Suape acabara de concluir a fase de demolição da área que havia comprado ao EAS.
A APM Terminals desenvolve e opera terminais de contêineres em todo o mundo.
A empresa é uma divisão independente da A.P. Moller-Maersk e tem instalações em 60 locais em 33 países do mundo. A APM Terminals emprega aproximadamente 22.000 pessoas e, em 2023, houve 27.000 escalas de navios em seus terminais.
Subsidiária da maior navegadora do mundo inicia construção de novo terminal de contêineres em Suape
Primeiro terminal portuário 100% eletrificado da América Latina ficará em Suape
Implantação da APM Terminals avança em Suape, com R$ 241 milhões em novos equipametos