Jamildo Melo | Publicado em 21/10/2025, às 20h26 - Atualizado às 20h40
O Banco do Nordeste (BNB) anunciou nesta terça-feira (21) o encerramento da gestão de Paulo Câmara na presidência da instituição. O ex-governador de Pernambuco havia assumido o cargo em março de 2023. A decisão foi tomada durante a 980ª reunião do Conselho de Administração do banco.
Com a saída, o atual diretor financeiro e de crédito, Wanger Antônio de Alencar Rocha, foi designado para exercer interinamente a presidência do BNB, acumulando o novo posto com o atual. Ele também passa a integrar o Conselho de Administração.
Além da mudança no comando, a reunião deliberou sobre a recondução da maior parte da Diretoria Executiva para o novo período de gestão (2025–2027): Ana Teresa Barbosa de Carvalho, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, José Aldemir Freire e Leonardo Victor Dantas Cruz continuam nos respectivos cargos.
Também foi eleito para a Diretoria de Negócios Raimundo Vandir Farias Junior, que substituirá Luiz Abel Amorim de Andrade. A posse deve ocorrer nos próximos 30 dias. Vandir é funcionário de carreira do banco, com passagens por agências no interior do Ceará e reconhecimentos por desempenho em gestão.
Durante sua gestão como presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara entregou resultados expressivos que reforçaram o papel estratégico da instituição no desenvolvimento regional.
Sob seu comando, o banco registrou recordes na liberação de crédito, com ênfase em micro e pequenos empreendedores, agricultura familiar e projetos de infraestrutura.
Além disso, houve avanço na digitalização de serviços, melhoria nos indicadores de eficiência operacional e fortalecimento da imagem institucional do BNB no cenário nacional.
A atuação de Paulo Câmara também foi marcada pelo esforço de ampliar o alcance social dos financiamentos, com foco na redução das desigualdades regionais e estímulo à inovação no Nordeste, conforme assinalou o site Jamildo.com em várias edições.
Com as mudanças, a diretoria executiva do BNB passa a ter a seguinte composição:
Wanger Rocha – Presidente interino e Diretor Financeiro
Ana Teresa Barbosa de Carvalho – Diretora de Administração
Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior – Diretor de Ativos de Terceiros
José Aldemir Freire – Diretor de Planejamento
Leonardo Victor Dantas Cruz – Diretor de Controle e Risco
Raimundo Vandir Farias Junior – Diretor de Negócios
BNB injeta R$ 3,67 bilhões na economia de Pernambuco no primeiro semestre
BNB destoa do Banco do Brasil e tem lucro histórico
A ampliação da isenção do Imposto de Renda e seu impacto no desenvolvimento regional