Pacto Pelo Agro avança e selagem com fruticultura do Vale visa retomar exportações por Suape

Ana Luiza Melo | Publicado em 22/11/2025, às 09h43

Na foto, Armando Monteiro Bisneto (Complexo de Suape), Jailson Lira (Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina), Cícero Moraes (Secretaria de Agricultura), Arthur Grimaldi (Valexport) e Guilherme Coelho (Abrafrutas) - Foto: Divulgação/Suape
COMPARTILHE:

Pernambuco deu um passo estratégico para reconquistar o escoamento da produção do Vale do São Francisco— a maior região exportadora de frutas do Brasil — pelo Porto de Suape.

Nesta sexta-feira (21), foi assinado em Petrolina (Sertão) um Protocolo de Intenções entre o Pacto pelo Agro e as principais lideranças da fruticultura local.

O Pacto pelo Agro é uma iniciativa inédita firmada entre o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca.

O documento formaliza o interesse mútuo em estabelecer cooperação institucional e técnica para resolver os desafios operacionais e garantir que as frutas do Vale voltem a ser exportadas pelo atracadouro pernambucano, o 6º porto público mais movimentado do País.

A celebração do protocolo dá sequência à ação conjunta iniciada em setembro, quando o Jamildo.com noticiou, a criação do Comitê Interinstitucional Pacto pelo Agro para fortalecer o agronegócio de Pernambuco.

A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Estado. A governadora Raquel Lyra já havia reforçado na noite anterior, durante a abertura da Vinhuva Fest, em Lagoa Grande, a importância de levar a produção do Vale para Suape, citando a infraestrutura e a logística do porto como diferenciais competitivos.

São signatários do protocolo o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto; o secretário de Desenvolvimento Agrário, Cícero Moraes; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho; o diretor institucional da Valexport, Arthur Grimaldi; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira.

Guilherme Coelho, da Abrafrutas, demonstrou otimismo, destacando os investimentos do Governo no porto.

"Suape está recebendo muito investimento... É justo, é digno e importante porque Pernambuco é o Estado que mais exporta frutas do Brasil", pontuou Coelho.

Jailson Lira, do Sindicato dos Produtores Rurais, reforçou que a retomada de Suape como canal de exportação é "essencial [...] principalmente para as novas rotas marítimas, com destino ao mercado chinês e europeu".

Armando Bisneto afirmou que o protocolo formaliza o trabalho conjunto para destravar gargalos, enquanto o secretário Cícero Moraes enfatizou a interiorização das ações sob orientação da governadora, reconhecendo a "enorme contribuição do Vale do São Francisco para a nossa economia".

A agenda do Pacto pelo Agro no Vale, que incluiu visitas a produtores, busca soluções para que a safra do próximo ano já possa coincidir com uma nova fase de eficiência em Suape.

vale do são francisco Suape Pacto Pelo Agro

Leia também

Países da América Latina absorvem mais de 50% da exportação de uvas do Brasil após tarifaço


Pacto pelo Agro tem primeira reunão técnica e monta cronograma de ações para o Porto de Suape


Impacto do Tarifaço dos EUA na Exportação de Manga do Vale do São Francisco