Plantão Jamildo.com | Publicado em 13/10/2025, às 09h24 - Atualizado às 09h54
A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) divulgou, nesta semana, um balanço robusto que indica uma qualificação do fluxo turístico e um crescimento significativo para o arquipélago em 2025. Os resultados são fruto do projeto promocional Noronha te Aguarda, focado no turista de alto valor agregado.
Os dados levantados junto às pousadas associadas mostram um aumento médio de 18% nas reservas originadas das cidades que receberam os roadshows da APFN.
“Este resultado valida a eficácia das ações promocionais diretas na conversão de vendas e no ganho incremental de mercado”, informou Lúcia Smith, presidente da APFN.
A estratégia de focar a comunicação em serviços diferenciados (premium) e experiências resultou, também, no aumento do ticket médio por hóspede, com crescimento que variou entre 5,5% e 8% em comparação com 2024.
Segundo a presidente Lúcia Smith, o aumento está ligado à atração de um público com maior poder aquisitivo, impulsionada pela melhoria na conectividade aérea ao destino.
A vice-presidente da entidade, Fabiana De Sanctis, reforça o olhar da Associação para os parceiros: “Buscamos oferecer um produto de alta qualidade e sustentabilidade, trabalhando em conjunto com o trade para elevar a lucratividade do destino”, afirmou.
A diretora executiva Manuela Fay destacou o alcance da iniciativa, que percorreu mais de 20 mil quilômetros em circuito nacional, visitando 15 cidades e capacitando mais de 500 agentes de viagem, em parceria com a Empetur.
Com a performance positiva em 2025, a APFN já traça planos para o próximo ano, mirando a maximização da rentabilidade para o trade parceiro.
A estratégia de 2026 será dividida em duas frentes: a consolidação de mercados nacionais-chave e a Expansão Estratégica Internacional.
O foco da expansão é o Cone Sul, incluindo cidades como Buenos Aires, Santiago e Rosário. A escolha se baseia na atração de um público sul-americano que já demonstrou maior tempo médio de estadia e maior disposição para investir em serviços exclusivos.
“Nossa expansão para o Cone Sul em 2026 é um convite estratégico aos nossos parceiros do *trade* para capitalizarem sobre um público que comprovadamente investe em qualidade, exclusividade e sustentabilidade”, concluiu Lúcia Smith.
A força da performance de Noronha foi levada diretamente para o maior palco de negócios do turismo brasileiro. A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) marcou forte presença na ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro, realizado na última semana entre os dias 08 e 10 de outubro, com sua diretoria completa — Lúcia Smith, Fabiana De Sanctis e Manuela Fay.
A feira foi o cenário escolhido para apresentar os resultados positivos do projeto "Noronha te Aguarda", com o crescimento de 18% na demanda e elevação do ticket médio.
A presença no evento, que contou também com representantes da pousada Triboju e do Nannai, serviu para reforçar o arquipélago como um destino de alta rentabilidade no portfólio do trade e para detalhar o Plano Estratégico 2026.
Fernando de Noronha e Porto de Galinhas ficam em 1º e 2º lugar em pesquisa sobre turismo
Fernando de Noronha promove roadshow em Minas Gerais e Rio de Janeiro para qualificar divulgação do destino
Empresários de Fernando de Noronha divulgam a ilha no Paraná