Adepe vai a Brasília em busca de dinheiro verde e reforço para setor automotivo de Pernambuco

Ana Luiza Melo | Publicado em 13/10/2025, às 10h10 - Atualizado às 10h30

A diretora-presidente Ana Luiza Ferreira em Brasília, acompanhada pela equipe da Adepe. - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) cumpriu uma agenda intensa em Brasília, com foco na atração de investimentos e no fortalecimento de setores-chave da economia do estado, como a indústria e a infraestrutura digital.

O principal objetivo da comitiva foi assegurar recursos e parcerias em torno da transição energética e inovação, pautas essenciais para o futuro do desenvolvimento.

Ações diretas e resultados esperados

A programação da Adepe concentrou-se em compromissos estratégicos, deixando claro os alvos de Pernambuco:

Apoio à Stellantis: Houve reunião com a montadora, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti. A pauta foi a atração de novas empresas e sistemistas para reforçar a cadeia de fornecimento do polo automotivo em Goiana.

Fundo de Transição Energética: A Adepe se reuniu com a secretária-adjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Aline Damasceno, para discutir o acesso ao Fundo de Transição Energética Verde e Justa. A busca é por capital para projetos de energia limpa no estado.

Infraestrutura Digital: A Agência participou do Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, evento do Ministério das Comunicações que trata da infraestrutura digital, pilar crucial para a atração de tecnologia e hubs de serviços.

Inovação e COP30: A comitiva marcou presença no Festival de Inovação Política, um evento pré-COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), demonstrando o posicionamento do estado na discussão sobre tecnologia e sustentabilidade.

A semana de trabalho em Brasília, que incluiu também um encontro com a Câmara de Comércio Brasil-França, finalizou com a construção de um portfólio de investimentos e soluções que a Adepe vai trazer para Pernambuco, visando a imediata atração de novos negócios.

A comitiva da Agência contou com a diretora-presidente Ana Luiza Ferreira, a assessora especial da presidência, Angela Tribuzi, a diretora-geral de Atração de Investimentos, Bárbara Lacerda e pela gerente-geral de Atração de Investimentos Déa de Paula.

Transição Energética Adepe Stellantis

Leia também

Pernambuco firma protocolo para instalar Zona de Processamento de Exportação em Suape


Grupo JCPM apresenta ações socioambientais em evento preparatório para a COP-30


Raquel Lyra nomeia Fernando Santos Júnior como Conselheiro Administrativo da ADEPE