Yan Lucca | Publicado em 28/11/2024, às 11h56
Nesta semana a Secretaria da Mulher do Recife firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do estado visando assegurar a priorização na contratação de mulheres vítimas de violência doméstica. As ações de enfrentamento à violência contra a mulher incluem a reservar pelo menos 5% das vagas em contratos de serviços contínuos para mulheres em situações de vulnerabilidade.
A iniciativa faz parte do Programa Brotar criado pelo MPPE em julho de 2024, visando ampliar a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho e promover autonomia econômica.
O acordo foi celebrado pela secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, que destacou que a medida pode romper ciclos de abuso com a promoção de autonomia econômica das mulheres. "Essa parceria com o Ministério Público é motivo de muita satisfação para a Secretaria da Mulher do Recife. Embora a violência contra a mulher alcance todos os recortes sociais, sabemos que a dependência econômica é um dos principais obstáculos que impedem muitas vítimas de romper os ciclos de abuso. O acordo de cooperação representa um passo essencial para restaurar a autonomia e dignidade dessas mulheres, oferecendo uma oportunidade concreta de recomeço", afirmou Glauce Medeiros.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Com o auxílio de um banco de dados da Prefeitura do Recife, a secretaria irá disponibilizar apenas ao MPPE uma relação de mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar. O órgão assegura que as identidades das mulheres contratadas estejam preservadas e mantidas em sigilo.
Aplicação da Medida:
O acordo de cooperação foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho; a Secretária de Políticas para as Mulheres, Glauce Medeiros; e a Gerente do Centro Clarice Lispector, Avani Santana. Estiveram presentes o Chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; o Subprocurador-Geral de Justiça em Assuntos Institucionais, Renato da Silva Filho; e as Coordenadoras do NAM e do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes (NAV), Promotoras de Justiça Maísa Oliveira e Ana Clézia Ferreira Nunes.
Prefeitura do Recife inicia comemorações de Natal com instalação das decorações na cidade
Pelo décimo mês consecutivo Recife mantém liderança em geração de empregos formais no Nordeste
Helder Rebouças destaca divisão de recursos federais entre Ceará e Pernambuco para 2025