João Campos pede por lei que garanta renovação permanente do Memorial Dom Helder

Cynara Maíra | Publicado em 10/02/2025, às 12h11

João Campos renovou convênio com o Instituto Dom Helder Câmara para garantir manutenção do espaço - Wagner Ramos/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

A Prefeitura do Recife renovou, no domingo (9), o convênio com o Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), garantindo o repasse de R$ 300 mil para a manutenção das atividades e preservação do acervo do arcebispo emérito de Olinda e Recife.

A assinatura do termo ocorreu durante uma homenagem a 40 colaboradores do religioso na Igreja Nossa Senhora das Fronteiras, na Boa Vista, e contou com a presença do prefeito João Campos (PSB), familiares, ministros e outras autoridades. 

O acordo firmado com a Prefeitura do Recife prevê a manutenção do memorial e museu dedicados a Dom Helder, além da disponibilização de bibliotecários e historiadores para o desenvolvimento de atividades educacionais.

Em troca, também serão realizadas visitações de alunos da rede municipal e promovidas ações culturais nas instalações do instituto.

"A renovação do convênio demonstra o reforço e a priorização em preservar a memória e toda a vida do arcebispo. A Prefeitura do Recife, sem dúvidas, reconhece a importância dos feitos de Dom Helder, que sempre se dedicou aos que mais necessitavam", afirmou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.

Homenagens e participação de autoridades

Durante a cerimônia, o IDHeC prestou homenagens aos familiares de pessoas que colaboraram com Dom Helder Câmara ao longo de sua trajetória.

Como muitos não conseguiram ser contatados, 13 nomes receberam certificados de reconhecimento. Entre os agraciados estavam Dom José Lamartine e o médico Ciro Andrade Lima, avô materno de João Campos. O senador Fernando Dueire também recebeu a homenagem. 

Todo acervo de Dom Helder acabou de ser digitalizado em convênio com o Governo de Pernambuco, ainda na gestão de Eduardo Campos. 

Dentre políticos no local, estavam presentes: 

Sobre o Instituto Dom Helder Câmara

Localizado na antiga residência do arcebispo, o Instituto Dom Helder Câmara abriga um acervo com mil peças, incluindo manuscritos, objetos litúrgicos, fotografias, prêmios e mobiliário pessoal.

O espaço funciona anexo à Igreja das Fronteiras, na Rua Henrique Dias, e busca preservar a memória do religioso, reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos humanos e por ter sido indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

O bispo teria completado 116 anos na última sexta-feira, 7 de fevereiro. 

João Campos dom helder instituto dom helder