Instituto de Advogados promove debate sobre o polêmico novo Código Civil no Recife e em São Paulo

Jamildo Melo | Publicado em 23/08/2024, às 09h03

A advogada Érika Ferraz, presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) - Divulgação
COMPARTILHE:

O Código Civil tem gerado debates acalorados país afora entre políticos, comunidade jurídica e na sociedade por prometer, a curto prazo, mudanças radicais na vida dos brasileiros.

Para aprofundar o debate sobre o novo Código Civil que está por vir o Recife sediará, segunda e terça-feiras (26 e 27), um seminário de grande interesse no meio jurídico nacional sobre o anteprojeto do Código Civil.

A advogada Érika Ferraz, presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), conta que não mediu esforços e traz para o evento palestrantes diversos com experiências teóricas e práticas, de vários estados, para participar do evento. Érika está recém-empossada como a primeira mulher a ocupar a presidência do IAP, em seus 173 anos de existência.

No evento, um dois destaques é o jurista e professor da Universidade de Lisboa António Menezes Cordeiro, atuante no cenário mundial, além de tido atualmente como um dos maiores experts neste segmento.

Também presente no seminário como palestrante estará Judith Martins-Costa, de Porto Alegre, apresentada como uma referência do Direito Civil brasileiro. É reconhecida no nosso país e também fora do Brasil, além de ter atuado inclusive na comissão do Ministério de Justiça (1996) para restabelecer o regime legal do casamento, reformando e revogando a Lei 9.278/96. É conferencista em universidades na Itália, Espanha, Portugal, Paris. Entre os livros escritos, A Boa Fé no Direito Privado, uma referência para os profissionais do setor.

A lista de palestrantes de renome é longa: Pedro Rebello Bortolini, Juiz de Direito do TJSP, membro do Fórum Nacional de Juízes Empresariais ; Gustavo Azevedo, doutor pela Usp e professor da Faculdade de direito; João Otácio Terceiro Neto, membro do IBDP e da ANNEP; Lucas Buril, Doutor em Direito Processual, professor da UFPE, Leonardo Carneiro, professor da Faculdade de Coimbra; Torquato Castro, diretor da faculdade de Direito, Advogado Silvio Neves Baptista outra referência desse universo ; Renata Cortez, Emília Queiroz, entre outros.

Uma novidade: O seminário em pauta começa na capital pernambucana, mas termina em São Paulo: A abertura será dia 26, na Faculdade de Direito do Recife, a partir das 19h. A agenda da terça-feira se estenderá com o seminário se instalando no Mirante do Paço, das 9h às 17h.

Na quarta–feira, dia 29, a partir das 18h, os dois estarão tratando sobre o polêmico tema no TRF3 paulistano, numa promoção conjunta com a Escola de Magistratura da Justiça da 3a Região–EMAG (Avenida Paulista, 1842-25º andar). Pernambuco advogando para o mundo (do direito).

Leia também

Eleições 2024: Rodrigo Pinheiro usa pagamento de dívida deixada por Zé Queiroz para conter avanço adversário


Eleições 2024: adversários acusam Vinicius Castello de esconder vice em Olinda


Recife cai em ranking nacional: saúde e segurança estão entre os principais desafios