Cynara Maíra | Publicado em 15/08/2024, às 10h48
O Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil) divulgou os dados do ranking de municípios com melhor qualidade de vida no Brasil.
A ferramenta de gestão territorial também avaliou os dados de todas as cidades de Pernambuco a partir dos critérios de necessidades humanas básicas, fundamentais para o bem-estar e oportunidades.
O material avalia como as cidades atuam na entrega de elementos básicos como:
A análise observa se o espaço garante os elementos necessários para os cidadãos poderem prosperar.
Dentre os 185 municípios pernambucanos, lidera o ranking a ilha de Fernando de Noronha com nota 65,02 de 100 pontos. Recife e Olinda aparecem em seguida na lista.
Capital de Pernambuco, o Recife ficou em segundo lugar com nota 63,73. Apesar da posição favorável, o estudo mostra que a cidade está em 21º lugar entre as capitais brasileiras.
A principal vantagem do Recife, segundo o levantamento, está no quesito oportunidades. Os pontos positivos de morar na cidade, de acordo com a análise é:
Enquanto isso, as principais reclamações são vinculadas com as necessidades humanas básicas e na segurança pessoal.
A maioria das cidades no topo do ranking de qualidade de vida são polos urbanos em suas regiões. Dentre esses municípios estão Caruaru, Carpina e Petrolina.
Veja o ranking:
A cidade com pior índice é o município do Sertão pernambucano Carnaubeira da Penha, com 47,17 de nota. Entre os principais pontos de atenção no local é o alto assassinato de mulheres, a violência doméstica e problemas no abastecimento de água na rede de distribuição.
A Ilha de Itamaracá também ficou no ranking negativo, ao estar na posição 179 dentre os 185 municípios de Pernambuco. Veja a lista das piores cidades em qualidade de vida, do pior para o melhor:
O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).
Ineficientes e caros, ônibus ficam para trás e brasileiro agora prefere apps de transporte
Pernambuco tem terceiro melhor Ideb do país, mas ensino privado prejudica meta geral no ensino médio
Em colisão com Anderson Ferreira, Gilson Machado vai a Bolsonaro e ameaça renunciar no Recife