Cynara Maíra | Publicado em 16/12/2024, às 11h30
Na manhã desta segunda-feira (16), uma força-tarefa percorreu os bairros de São José, Afogados, San Martin, Prado, Jiquiá e Estância, e apreendeu oito cavalos.
A ação ocorreu das 5h às 9h, com monitoramento de inteligência para identificar animais soltos em vias públicas. Participaram da operação:
A Prefeitura do Recife e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) realizam operações regulares para combater a criação ilegal de cavalos e práticas que colocam em risco a segurança pública e o bem-estar animal.
Essas ações, baseadas na Lei Municipal 17.918/2013, incluem a retirada de animais soltos nas ruas, a fiscalização de veículos de tração animal e o combate a maus-tratos. Essa lei proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no Recife.
Em abril deste ano, outra operação apreendeu cinco charretes e quatro cavalos usados em corridas clandestinas na Avenida Boa Viagem.
A Prefeitura realiza essas fiscalizações semanalmente em pontos estratégicos, que não são divulgados previamente para garantir a eficácia das ações.
Apenas entre janeiro e maio de 2023, mais de 50 cavalos foram resgatados em operações similares, incluindo uma grande mobilização que abrangeu bairros como Campo Grande, Arruda e Joana Bezerra.
Animais recolhidos são encaminhados ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, onde passam por exames clínicos para identificar zoonoses como anemia infecciosa e mormo.
Os cavalos saudáveis podem ser adotados por meio de um edital lançado pela Prefeitura do Recife, que credencia pessoas físicas ou jurídicas capacitadas para receber os animais. Já aqueles que apresentam doenças graves ou irreversíveis passam por eutanásia humanitária, conforme determinações veterinárias.
A Lei 17.918/2013 proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de cargas e o trânsito montado nas ruas do Recife.
Apenas Forças Armadas e a Polícia Militar estão autorizadas a usar animais. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (81) 99215-1666.
Cabo inaugura CD da Ferreira Costa e atrai empresas da cadeia farmacêutica
Quanto ganham os vereadores do Recife a partir de 2025? Veja salário do Legislativo da cidade
TCE faz recomendações para Raquel Lyra combater desertificação