Neoenergia Pernambuco registra mais de 11 mil ligações clandestinas em agosto

Clara Nilo | Publicado em 16/09/2025, às 15h41 - Atualizado às 16h04

-
COMPARTILHE:

A Neoenergia Pernambuco identificou mais de 11,8 mil ligações clandestinas de energia elétrica no mês de agosto, o que representa uma média de 565 irregularidades removidas por dia.

No acumulado de 2025, já são cerca de 90,1 mil fraudes registradas, o que representa um crescimento de 86% em relação ao mesmo período do ano passado. A energia recuperada nas operações chegou a 133 milhões de quilowatts-hora, volume suficiente para abastecer 887 mil residências por um mês.

As ocorrências foram registradas em todas as regiões do estado e em diferentes perfis de consumidores: residenciais, comerciais, industriais e rurais. Para detectar os casos, a distribuidora tem utilizado inteligência de dados para monitorar padrões de consumo e indicar suspeitas de fraude, que depois são confirmadas por equipes em campo.

“Por mais que os fraudadores tentem esconder as irregularidades, nós iremos achar. Temos equipes capacitadas e tecnologia avançada para identificar inconsistências no consumo de energia. Em campo, os profissionais também passam por treinamentos constantes para reconhecer fraudes”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Hugo Cézar.

A empresa também destaca que consumidores com ligações irregulares podem solicitar a instalação gratuita de um medidor, desde que o padrão de entrada esteja em conformidade com as normas de segurança do setor elétrico.

A Neoenergia também reforça que o furto de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de reclusão. Além de ilegal, a prática oferece riscos à vida e pode comprometer a qualidade do fornecimento, gerando interrupções em comunidades inteiras.

As denúncias de fraudes podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116.

Sobre a distribuidora

A Neoenergia Pernambuco atende os 184 municípios do estado e a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba, além de Fernando de Noronha. São 4 milhões de clientes, o que corresponde a cerca de 9,4 milhões de habitantes em uma área de concessão de 98,5 mil km².

Pernambuco Neoenergia

Leia também

Novo Centro de Documentação Dom Helder Camara será inaugurado no Recife


Raquel Lyra avalia antecipar R$ 1 bi para recuperar o Metrô do Recife antes da privatização


Prefeitura do Recife inicia construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II em Boa Viagem