Lula em Brasília Teimosa: presidente entrega regulamentação fundiária e promete voltar em janeiro de 2026

Plantão Jamildo.com | Publicado em 14/08/2025, às 21h42

Presidente Lula em Brasília Teimosa - Foto: Ricardo Stuckert/PR
COMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 599 títulos de regulamentação fundiária a famílias do bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (14). A solenidade aconteceu na principal avenida, com a presença de moradores, políticos e autoridades.

É muito importante porque o título dá segurança para vocês. O título diz que vocês são donos e que ninguém vai poder mexer com vocês. E vocês farão a casa do jeito que quiserem, a reforma que quiserem, pintar do jeito que quiserem, fazer o comércio de vocês, um comerciozinho que venda comida de qualidade, com o qual vocês sustentam a família de vocês. Isso nós queremos garantir para todo mundo", afirmou o presidente.

Brasília Teimosa é um local marcante para o presidente Lula, pois, em 2003, ele esteve no bairro poucos dias após sua posse do primeiro mandato para conhecer a região que se ergue entre o rio Cabiraribe, o oceano Atlântico e era alvo da especulação imobiliária.

O então prefeito do Recife era o petista João Paulo, com apenas dois anos de experiência a frente do executivo municipal. A pobre Brasília Teimosa tinha centenas de seus moradores vivendo em palafitas dentro do mar.

Lula, no entanto, se mostrou descontente ao saber que demorou 15 anos após o término do mandato para que os títulos sejam entregues. “Eu as vezes fico decepcionado, porque a gente aprova uma lei, e quando a gente pensa que a lei tá em andamento, a lei nem foi regulamentada, leva meses. E quando eu fiquei sabendo, depois de 15 anos que eu retornei à presidência da República, que não tinha sido entregue os títulos de Brasília Teimosa, eu fiquei muito, mas muito put* da vida”, declarou.

Ao final do discurso, o presidente afirmou que pretende entregar até janeiro do ano que vem todos os 6,7 mil lotes regularizados. Lula lamentou haver excesso de burocracia e demora na regularização das terras para os mais pobres.

No Carnaval, a gente vai estar aqui celebrando com toda a comunidade a entrega desses títulos”, pontuou.

A comitiva do presidente teve, com alarde, nomes como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), os deputados federais da base como Carlos Veras (PT), Clodoaldo Magalhães (PV), Pedro Campos (PSB), Túlio Gadelha (Rede) e Eriberto Medeiros (PSB). Os três senadores por Pernambuco, Teresa Leitão (PT), Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB), além da ex-deputada federal e pré-candidata ao Senado, Marília Arraes.

Os ministros Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Jader Filho (Cidades), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Woley Queiroz (Previdência Social) também estavam presentes.

Outros nomes presentes foram os deputados estaduais petistas, Doriel Barros, Rosa Amorim e João Paulo Lima e Dani Portela, que se filiará à sigla em março. Também estiveram presentes, sem alarde, outros nomes incomuns em eventos do Partido dos Trabalhadores, como Luciano Bivar (União Brasil) e o secretário de Relações Institucionais da prefeitura do Recife, Raul Henry (MDB).

Lula Brasília Teimosa Cidades

Leia também

Pesquisa em Pernambuco aponta recuperação da popularidade de Lula


No Recife, Lula deve informar que 82 mil aposentados de Pernambuco já receberam ressarcimento do INSS


Apesar de elogios de Lula para João Campos e Raquel Lyra, governadora não deve participar de agenda do presidente