Cynara Maíra | Publicado em 18/12/2025, às 08h24 - Atualizado às 09h12
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), entregou na quarta-feira (17) um novo pontilhão sobre o Canal de Setúbal, na Zona Sul da cidade. O equipamento liga as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes e faz parte de um conjunto de intervenções para melhorar o trânsito local.
Essa seria mais uma ação na estratégia do prefeito de acelerar entregas antes do início do calendário eleitoral de 2026.
O pontilhão tem 27,8 metros de extensão e três faixas de rolamento, além de ciclofaixa e calçadas. Segundo a prefeitura, a obra elimina a necessidade de motoristas irem até o Parque Dona Lindu para fazer o retorno, encurtando deslocamentos. "É um pontilhão sentido praia–Via Mangue, que integra um binário para ajudar o trânsito local", explicou João Campos.
Com a entrega, o trânsito na região sofre alterações terá alterações. A Rua Professor Mário de Castro passa a ter sentido único em direção à Avenida Boa Viagem e a Rua Engenheiro Zael Diógenes flui apenas para a Avenida Visconde de Jequitinhonha.
Além dessa entrega, um segundo pontilhão sobre o mesmo Canal de Setúbal, na altura da Rua João Cardoso Ayres, está em fase inicial e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026.
Na Zona Norte, João Campos prometeu entregar até dezembro a Ponte do Arruda, que conecta Campo Grande e Peixinhos. O processo de concretagem da estrutura terminou em outubro, no evento do pontilhão do Setúbal a prefeitura não confirmou nova data ao que estava previsto.
Outra promessa do prefeito é a reabertura da Ponte Giratória, no Bairro do Recife. Interditada desde 2023 por riscos estruturais, a ponte tinha previsão de entrega para março de 2026, mas João Campos prometeu antecipar a liberação para antes do Natal deste ano.
"Se não fosse feito o que teve que ser feito, a ponte podia ter caído", justificou o prefeito em entrevista recente, referindo-se à complexidade da obra que custou R$ 14,3 milhões.
O ritmo acelerado de inaugurações coincide com o cenário pré-eleitoral. João Campos deve deixar a prefeitura em abril de 2026 para disputar o Governo do Estado. Recentemente, ele entregou a Ponte do Rio Morno, na Zona Norte, e um pontilhão sobre o Canal do Jordão, em Boa Viagem.
A maior obra viária da gestão, a Ponte Júlia Santiago, que liga Areias à Imbiribeira, já ultrapassou 80% de execução e também deve ser concluída no próximo ano.
Assista ao vivo leilão parcial da Compesa na Bolsa de Valores do Brasil (B3)
Raquel Lyra viaja a São Paulo para acompanhar leilão parcial da Compesa