Governo Lula oferece crédito para empresas reformarem prédios abandonados no Recife

Jamildo Melo | Publicado em 11/02/2025, às 14h49

Avenida Guararapes, no centro do Recife, tem prédios deteriorados, com abandono progressivo nos últimos anos - Edson Alves/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

Nesta quarta-feira (12), serão apresentados os detalhes da linha de crédito para retrofit,
que visa revitalizar construções antigas, em um evento realizado em parceria com o Recentro, da Prefeitura do Recife, e o Banco do Nordeste.

Os interessados na reforma e requalificação de prédios degradados com financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) já podem solicitar recursos junto ao Banco do Nordeste.

A linha de crédito foi aprovada em 2024 pelo Conselho Deliberativo da Sudene.

As construções revitalizadas deverão ser multiuso, sempre atreladas a iniciativas do setor produtivo, incluindo modalidades como coliving e parcerias público-privadas (PPPs).

Ajuda ao setor de construção civil

Danilo Cabral disse que a proposta foi fruto de diálogo contínuo da Sudene com lideranças políticas e empresariais da região, atendendo a demanda do setor da construção civil.

"A revitalização de edificações dos centros históricos nas capitais nordestinas com fins residenciais fortalece a missão da Sudene em reduzir as desigualdades regionais", afirma Cabral.

Combate ao déficit habitacional

O gestor também destaca a importância da atividade de retrofit para reduzir o déficit habitacional no país, que supera seis milhões de habitações.

Além disso, ele complementa que urbanistas concordam que essas áreas têm infraestrutura, serviços, saneamento, transporte público, comércio e lazer, mas falta uma moradia atrativa.

Na avaliação das autoridades, essas iniciativas são essenciais para promover a habitação e revitalização dos centros históricos, contribuindo para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Desenvolvimento regional estratégico

Danilo Cabral, superintendente da Sudene, destaca a ação como estratégica para o desenvolvimento regional.

A chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, disse que o evento ajuda o Recentro a buscar viabilizar a revitalização do Centro da cidade.

“Com eventos como esse, a Prefeitura do Recife, através do Recentro, contribui para criar novos ambientes tanto de serviços, que temos visto crescer, quanto também de moradia e obras de retrofit. Não tenho dúvida de que será um evento de grandes oportunidades para proprietários de imóveis, empresários e investidores”, destacou a gestora, em comunicado ao site Jamildo.com.

Leia também

'Quando a chuva vem, a cidade (do Recife) some', diz urbanista


Secretariado de João Campos: Ana Paula Vilaça segue à frente do Gabinete do Centro e do programa Recentro


Recentro: Prefeitura desapropria prédios históricos para novo campus do IFPE no Recife