Destaque nacional, complexo portuário de Suape conquista prêmio Antaq 2024 em duas categorias

Yan Lucca | Publicado em 27/11/2024, às 09h05

A cerimônia ocorreu em Brasília - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

Nesta terça-feira (26), em Brasília – DF, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, aconteceu a entrega da solenidade do Prêmio Antaq 2024, premiação voltada para reconhecer e premiar iniciativas e projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a inovação em diversas áreas.

O objetivo da Antaq (Agência Nacional de Transportes Terrestres) com este prêmio é incentivar práticas que promovam a sustentabilidade, segurança e eficiência no setor de transportes.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Suape, referência no setor portuário brasileiro, conquistou duas categorias este ano: 1º lugar em Desempenho Ambiental (IDA) - em 2023, Suape ficou em 3º lugar entre 31 portos públicos brasileiros - entre portos públicos e 2º lugar em Iniciativas Inovadoras com o projeto Carbono Neutro.

Presentes, representando o Pernambuco, estava Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Márcio Guiot, diretor-presidente de Suape e Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade.

“Recebemos com alegria as premiações, mas sem surpresa. O Porto de Suape lidera o tema de preservação ambiental desde a sua fundação e é a referência para o setor portuário brasileiro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

Levantamento de carbono armazenado em Suape

O IDA, instituído em 2012, é uma ferramenta de comparação e compreensão da dinâmica da gestão portuária que mede o grau de atendimento às conformidades ambientais de cada porto.

O levantamento feito pelo complexo não apenas mensura o estoque de carbono, mas também comprova o impacto positivo das iniciativas de preservação e reflorestamento no complexo portuário:

O levantamento emprega modelos multivariados, que são ferramentas matemáticas e estatísticas avançadas para analisar diversos fatores simultaneamente.

Esses modelos são cientificamente validados, ou seja, foram testados e comprovados por estudos científicos, garantindo a precisão das estimativas.

O foco é estimar a biomassa (matéria orgânica presente nas plantas e no solo) e calcular o estoque de carbono armazenado nas áreas de preservação.

"O desenvolvimento de projetos que estejam em conexão com um futuro limpo e sustentável é uma prioridade de nossa gestão. Essas duas honrarias indicam que estamos no caminho certo, investindo em ações concretas para minimizar os impactos das operações e contribuir com a preservação do meio ambiente. Com uma gestão em sintonia com as práticas ESG (gestão ambiental, social e de governança), está sendo possível definir estratégias assertivas para promover desenvolvimento econômico sustentável e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, preservando o território administrado pela estatal”, afirmou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

Chegada da APM Terminals marca o primeiro terminal portuário 100% eletrificado da América Latina

O novo terminal portuário da APM Terminals em Suape avança, como antecipou, sempre com exclusividade, o site Jamildo.com. Com a finalização de uma etapa crucial: a remoção de edificações e infraestruturas o projeto será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina.

A APM Terminals, parte da A.P. Moller-Maersk, opera terminais de contêineres em 60 locais de 33 países, empregando cerca de 22.000 pessoas. Em 2023, recebeu 27.000 escalas de navios, consolidando mais de 50 anos de liderança no setor.

Pernambuco Suape Reconhecimento

Leia também

APM Terminals tem expectativa de dobrar cabotagem a partir de Suape


Novo terminal de contêineres prevê 'transformação brutal' em Suape


Pedra fundamental do novo terminal portuário de Suape será na sexta 22