Plantão Jamildo.com | Publicado em 05/11/2025, às 13h23
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) confirmou, na manhã desta terça-feira (4), a ocorrência de despejo irregular de combustível no Córrego da Malária, localizado no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. Técnicos do órgão constataram que o material tem características compatíveis com querosene de aviação, possivelmente oriundo do Aeroporto Internacional do Recife.
Durante a vistoria, os fiscais recolheram 47 animais, dos quais nove estavam mortos e 38 debilitados. Os sobreviventes foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), na Zona Norte da cidade, onde recebem cuidados veterinários.
A equipe também realizou inspeção no trecho do córrego que passa pela área do complexo aeroportuário e nos tanques de combustível do “Pool de Combustíveis”, operado pelas empresas Raízen, Air BP Brasil e Vibra Energia. No local, foram encontrados resquícios do produto e odor semelhante ao identificado no Ipsep, especialmente na saída da estação elevatória.
Segundo a CPRH, uma equipe do laboratório do órgão fará, nesta quarta-feira (5), a coleta de amostras no córrego e nas instalações do aeroporto para análise técnica do material. A Aena Brasil, administradora do terminal aeroportuário, informou que ainda não identificou a origem do vazamento, se de um dos tanques ou de veículos de abastecimento.
A empresa foi intimada pela CPRH a apresentar esclarecimentos e comunicou que acionou o plano de emergência ambiental, com barreiras químicas, sucção, contenção e limpeza das áreas afetadas. A Aena também afirmou que prepara um relatório com as possíveis causas do incidente.
De acordo com a CPRH, a administradora será autuada por contaminação de corpo hídrico e degradação da fauna. Outras medidas administrativas poderão ser aplicadas após a conclusão das análises laboratoriais e da contagem final dos animais resgatados, mortos e reabilitados.
Após cinco fiscalizações, CPRH descarta mortes de cavalos-marinhos e tartarugas por conta de dragagem em Suape
CPRH identifica desmatamento ilegal na Mata do Frio, em Paulista
Após acusações de Eduardo Moura, Felipe Cury afirma que obra está regularizada e mostra fala de fiscal da CPRH