Cynara Maíra | Publicado em 14/01/2025, às 07h04 - Atualizado às 08h12
Com as fortes chuvas que atingem o Recife desde segunda-feira (13), o prefeito João Campos (PSB) afirmou que cogita criar novas formas de responsabilizar cidadãos que jogarem lixos nos canais da cidade.
A fala ocorreu durante o processo de limpeza do Canal do Rio Morno, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. Segundo o prefeito, é responsabilidade da Prefeitura limpar os canais, mas a quantidade de detritos nos locais estaria vinculada com o despejo de lixo da população.
"A quantidade de lixo que encontramos aqui não é razoável, é indignante. Estamos fazendo a limpeza, mas o sentimento é de indignação, como cidadão também. A Prefeitura tem o papel de limpar, mas também pedimos que todos façam a sua parte", relatou João Campos.
O prefeito ressaltou que durante a revisão no código de limpeza da cidade irá estudar a possibilidade de aplicar multas para pessoas que jogarem lixos nos canais do Recife para evitar a interrupção do fluxo de água e a piora nos alagamentos.
Além da limpeza do Canal do Rio Morno, a prefeitura aponta que 99 canais que cortam a cidade devem ser limpos até setembro. Neste mês, nove desses locais estão no processo de limpeza.
Apesar das ações de prevenções às chuvas estarem voltadas para conter problemas durante o inverno, o processo da Ação Inverno já foi retomada neste ano.
Com investimento de R$ 8,6 milhões na Zona Norte, a Prefeitura realiza uma obra de contenção de encostas na região da Linha do Tiro. Os recursos foram obtidos por meio de uma parceria entre a gestão municipal e o Ministério das Cidades.
"Mesmo em dia de chuva, temos equipes em serviço aqui nas obras de morro no Córrego do Sargento. Somente nesta localidade, temos um conjunto de R$ 8 milhões. São vários muros e outras intervenções sendo executadas ao mesmo tempo aqui nesta área", citou o prefeito.
Em período de verão, o temporal que começou na segunda-feira causou problemas ao longo da cidade, de quedas de energia e até desabamento de tetos.
Apesar de ter tirado o Recife do estado de atenção para o de observação, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) cita que esta terça-feira será de chuvas moderadas e pontualmente fortes.
O plantão da APAC aponta que o Recife teve o maior acumulado de chuva nas últimas 24h, com 90,5mm. Camaragibe, que está na segunda posição, teve 52,2mm. Às 6h, o Centro de Operações do Recife (COP) manteve o estágio de atenção para cidade.
A chuva chegou a afetar o Metrô do Recife, com apenas parte da Linha Centro em funcionamento e danos na Linha Sul
Câmara do Recife analisa projeto de Lei 1/2025 que propõe criação de 932 novos cargos
Único que pode bater Lula é Bolsonaro, mostra pesquisa
Procuradora pede suspensão de aumentos para prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores de Arcoverde