Chuvas causam paralisação de sistemas da Compesa em áreas de morro no Recife e Região Metropolitana

Plantão Jamildo.com | Publicado em 18/05/2025, às 13h07

Foto ilustrativa de morro - Hans von Manteuffel
COMPARTILHE:

A operação de 49 sistemas de abastecimento de água gerenciados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) permanece suspensa em razão das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife e municípios do interior. As paralisações decorrem da ativação de protocolos de segurança para áreas de morro, falta de energia elétrica e baixa qualidade da água nos mananciais.

Entre as 61 unidades que estavam inoperantes na quarta-feira (15), 12 tiveram o funcionamento restabelecido. No entanto, a maioria segue paralisada por conta do acionamento do Protocolo de Segurança do Abastecimento de Água em áreas de risco. A medida é adotada quando o volume de chuvas ultrapassa 100 milímetros, o que eleva o risco de deslizamentos e pode comprometer a integridade das tubulações em áreas suscetíveis à movimentação do solo.

Das unidades atualmente paralisadas, 41 foram desativadas em razão do protocolo de segurança. O retorno do abastecimento nesses casos depende de vistoria técnica e liberação pelas defesas civis municipais.

Municípios afetados com o desabastecimento de água

Entre os municípios afetados, estão Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe, na Região Metropolitana, além de Joaquim Nabuco, Itaquitinga e Timbaúba, no interior. Em Recife, bairros como URs 1 a 5, Ibura, Nova Descoberta, Guabiraba, Córrego do Jenipapo, Dois Irmãos e Morro da Conceição estão entre as áreas com fornecimento interrompido. Em Jaboatão dos Guararapes, os bairros atingidos incluem Cavaleiro, Curado I a V, Santo Aleixo, Vista Alegre e Dois Carneiros. Em Camaragibe, a suspensão atinge áreas como Tabatinga, Santa Mônica, Alto Santo Antônio e Vale das Pedreiras. Em Paulista, permanecem sem água bairros como Maranguape I, Torres Galvão e Jardim Paulista.

Três unidades estão fora de operação devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Compesa informou que está em contato com a concessionária Neoenergia para agilizar o restabelecimento do serviço. As áreas afetadas por esse motivo incluem bairros das zonas Norte e Oeste do Recife, como Alto José Bonifácio, Água Fria e Porto da Madeira, além de Maranguape II, em Paulista, e o município de Joaquim Nabuco.

Outras cinco unidades estão paralisadas devido à baixa qualidade da água nos mananciais, o que inviabiliza temporariamente o tratamento. Em monitoramento contínuo, a Compesa aguarda a melhoria dos parâmetros para retomar a distribuição. Nessas áreas, o abastecimento está suspenso nas cidades de Timbaúba e Itaquitinga, e em bairros como Vera Cruz (Camaragibe), Espinheiro, Torreão, Fundão, Aflitos, Ponto de Parada e Rosarinho, no Recife.

Recife Compesa chuva

Leia também

Governo de Pernambuco fecha preventivamente UPA em Jaboatão por causa das chuvas


Prefeitura de Olinda reforça medidas de segurança diante de chuvas intensas


Com previsão de mais chuvas, Neoenergia dobra efetivo para garantir fornecimento de energia