Ao Blog do Jamildo, Marcelo Gouveia faz balanço sobre o Seminário Novos Gestores

Yan Lucca | Publicado em 12/11/2024, às 11h20

Marcelo Gouveia, presidente da Amupe - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
COMPARTILHE:

Gravatá  - PE | Na manhã desta terça-feira (12), segundo e último dia do evento promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco, referência nacional no municipalismo, o presidente da entidade conversou com o site Jamildo.com sobre o encontro com os novos gestores eleitos e reeleitos em 24 além de outros assuntos

Ao site, ainda no início do ano, Gouveia já havia antecipado que o encontro iria ocorrer de forma inédita nestes moldes, semelhantes ao congresso promovido pela mesma entidade todos os anos. O objetivo do encontro com os novos gestores eleitos e reeleitos é apresentá-los ao funcionalismo público e reafirmar o suporte contínuo oferecido pela associação aos gestores municipais.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

O primeiro dia do evento foi marcado pelo discurso de abertura da governadora Raquel Lyra que fez um balanço da gestão e fez mais algumas promessas para o ano de 2025 nas áreas da saúde, infraestrutura e economia do estado. 

Marcelo Campos Gouveia, presidente da Amupe, viu com otimismo os dois dias de encontro e julgou como bem-sucedido. Em alguns dias, haverá encontro semelhante, dessa vez promovido pela governadora, em 22 de novembro no Recife Exporcenter, novo centro de convenções na área central do Recife, onde Raquel planeja reunir os novos gestores e deve reafirmar a parceria com os municípios.

"Nós temos um evento com um saldo extremamente positivo, conseguimos reunir mais de 170 prefeitos com delegações de todos os municípios pernambucanos aqui representandos. Pudemos abordar diversos temas, desde a eficiência da gestão pública, passando por captação de recursos, por fiscalização, lei de responsabilidade fiscal, parcerias estratégicas. O que a gente busca é capacitar os prefeitos, preparar as equipes, para que possam ter uma gestão mais eficiente e dar uma vida melhor ao povo pernambucano", afirmou Gouveia ao Blog do Jamildo,

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Pontos mais críticos e que merecem mais atenção do Estado

Ao Blog, Marcelo Gouveia pontuou alguns pontos ou demandas que julga mais críticos no quesito desafios dos municípios para o próximo ano. De acordo com o líder, os gestores pontuam principalmente saúde e a falta de água em muitos municípios pernambucanos.

"A governadora está trabalhando nesse sentido, fez um pacote bilionário referente às águas e que vai ajudar vários municípios e a gente está na expectativa de uma solução para a saúde, com o aumento no número de maternidades", disse Gouveia, enaltecendo as entregas do governo do estado.

Outro ponto citado por Marcelo Gouveia é a viabilidade do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), recurso criado durante a gestão de Eduardo Campos, que tinha o propósito de destinar recursos para investimentos em áreas como infraestrutura urbana e rural, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. Na sua segunda versão, o FEM chegou a disponibilizar R$ 241 milhões para esses investimentos.

"A gente tem uma expectativa de que a governadora, com carinho, busque uma reformulação desse FEM, que lance um novo programa, possível de ser pago, de ser acompanhado. Pode ser menor, mas que funcione", afirmou Gouveia, que também disse que essa "tese" precisa ser estudada pela governadora.

Amupe prefeituras Marcelo Gouveia

Leia também

Novos prefeitos precisam prestar contas à União, antes de pedir mais recursos


Governo Lula repassa mais R$ 3,6 bilhões para Transnordestina chegar ao porto de Pecém, no Ceará


Convidando os prefeitos à cooperação, Raquel apresenta os feitos da sua gestão em Seminário Novos Gestores