Orquestra Sinfônica do Recife celebra protagonismo feminino nesta terça e quarta-feira

Clara Nilo | Publicado em 23/09/2025, às 13h13 - Atualizado às 13h32

Os ingressos serão disponibilizados online e na bilheteria do teatro - Marcos Pastich/Arquivo PCR
COMPARTILHE:

A Orquestra Sinfônica do Recife realiza, nesta terça (23) e quarta-feira (24), dois concertos especiais sob a regência da maestrina francesa Nathalie Marin, dentro da programação da Temporada França Brasil 2025. As apresentações acontecem às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com entrada gratuita.

O evento marca o quinto episódio de regência feminina na história da Orquestra e o primeiro em 2025. A iniciativa é promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A estreia de uma maestrina no conjunto aconteceu em setembro de 1950, com Joanídia Sodré, uma das pioneiras da regência na América do Sul. Após um hiato de 70 anos, o palco voltou a receber a regência feminina em 2023, com Rosemary Oliveira, seguido por Marin em setembro de 2024.

O programa contará com três peças: “La Nuit et L’Amour”, da compositora francesa Augusta Holmes; “Tarantella para Flauta e Clarinete”, de Camille Saint-Saëns; além da “Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92”, de Beethoven. Os solistas convidados serão Jonatas Zacarias (clarinete) e Djalma Claudino (flauta).

Ingressos

Os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos no dia de cada apresentação, a partir das 10h, pelo site. Também haverá a retirada presencial, na bilheteria do teatro, uma hora antes do início dos concertos.

Sobre Nathalie Marin

Com carreira consolidada na América Latina e Europa, Nathalie Marin é diretora artística do conjunto contemporâneo Habana XXI. Ela já esteve à frente da Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, da Kosovo Philharmonic e da Mersin State Opera (Turquia). Também fundou e foi regente titular da Orquestra ENORIS, na França, durante quase duas décadas, acumulando apresentações em mais de 25 países.

Prefeitura do Recife Orquestra Sinfônica do Recife Teatro Santa Isabel

Leia também

OAB-PE lança 2ª etapa de programa para regularização de débitos de advogados


Raquel Lyra investe R$ 8 milhões em novos editais de inovação e pesquisa


Nazaré da Mata fará vacinação à domicílio para pessoas com autismo e PCDs