O Agente Secreto vence prêmio de melhor filme internacional no Globo de Ouro

Otávio Gaudêncio | Publicado em 12/01/2026, às 08h12 - Atualizado às 10h08

Premiação é vista por especialistas como um termômetro do Oscar. - Victor Jucá
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Do fim da noite do último domingo (11) ao amanhecer desta segunda-feira, o cinema brasileiro não para de comemorar. O motivo é a dupla vitória do filme pernambucano “O Agente Secreto” na premiação do Globo de Ouro

O filme fala sobre a história do professor Marcelo (Wagner Moura) que sai de São Paulo para Recife para fugir de agentes governamentais. Entretanto, ele logo percebe que seu destino estava longe de ser o refúgio que ele procurava.

"Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás, de um Brasil do passado. Eu também tinha vontade de fazer um filme de mistério e de suspense, em que o Recife fosse o cenário principal, contou Kleber Mendonça Filho, diretor do filme.

Melhor ator

Juntamente com a coroação do filme, Wagner Moura também foi premiado. O baiano é, segundo o Globo de Ouro, o melhor ator em filmes de drama do ano de 2025

O ator já havia sido indicado ao prêmio anteriormente, em 2016, devido à sua interpretação de Pablo Escobar na série Narcos. Dez anos depois, em 2026, Wagner se consagra como o primeiro brasileiro a vencer o prêmio

“O Agente Secreto é um filme sobre memória ou a falta de memória e sobre trauma geracional, acho que, se o trauma pode ser transmitido entre gerações, os valores também podem”, disse o ator em seu discurso. 

Sucesso antes mesmo de estrear

Em maio do mesmo ano, tanto o filme como Wagner Moura e Kleber Mendonça já haviam sido premiados. Naquela oportunidade, a premiação veio do renomado Festival de Cannes, na França. 

De Cannes em diante foram diversos festivais e premiações, resultando na indicação brasileira ao Oscar de 2026.

Em sua pré-estreia pelo Brasil, o longa já havia arrecadado mais de meio milhão de reais em cinemas de todo o país.

"Ainda Estou Aqui" e a preparação para o Oscar

A cerimônia do Globo de Ouro é considerada, por muitos críticos e entusiastas de cinema, um termômetro do que pode ser o Oscar, considerado a maior premiação de cinema. 

No ano passado, o filme de língua não-inglesa do momento também foi brasileiro. Fernanda Torres, personagem principal de"Ainda Estou Aqui" venceu, o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro e, depois, o filme venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Repercussão em Pernambuco

Já na madrugada da segunda-feira, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou a vitória do longa. 

"É um orgulho danado ver Pernambuco conquistando, cada vez mais, o mundo através do nosso cinema. A nossa terra é um Leão do Norte que nasceu para brilhar. Que alegria, minha gente!", declarou a governadora em seu Instagram.

Também por meio de suas redes sociais, João Campos, prefeito do Recife, comemorou a premiação do filme ambientado na cidade. 

"A vitória de O Agente Secreto como melhor filme de língua não inglesa no Globo de Ouro mostra a força do nosso cinema! É o Recife contando suas histórias com qualidade, identidade e impacto global. Bora comemorar!", disse o prefeito. 

 

oscar O Agente Secreto Globo de Ouro

Leia também

João Campos inicia obra em encosta no Jordão e promete uma das maiores contenções da história do Recife


Quatro pessoas são presas por tentativa de fraude em concurso para Prefeitura do Paulista


Eduardo Loyo diz que violência em Porto de Galinhas não afeta imagem do destino: “impacto é pontual”