Cynara Maíra | Publicado em 16/09/2025, às 08h46 - Atualizado às 09h09
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) escolheu, na segunda-feira (15), o filme O Agente Secreto, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.
O longa, estrelado por Wagner Moura, se passa no Recife em 1977 e narra a história de um homem que volta à cidade tentando fugir de seu passado como espião da ditadura militar. A produção foi filmada em diversas locações da capital pernambucana.
Entre os locais que serviram de cenário para o filme estão a Rua do Riachuelo, no Centro do Recife, o Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a escolha em uma publicação em rede social. Ele lembrou ter assistido ao filme em uma sessão especial no Palácio da Alvorada, em agosto.
Para garantir a vaga, O Agente Secreto superou outros cinco filmes que estavam na lista final da comissão de seleção. Os outros pré-selecionados eram:
Manas, de Marianna Brennand
Baby, de Marcelo Caetano
Kasa Branca, de Luciano Vidigal
O Último Azul, de Hique Montanari
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
A produção chega à corrida pelo Oscar com o respaldo de prêmios no Festival de Cannes, onde conquistou o Prêmio do Júri e o prêmio de atuação para Wagner Moura.
As primeiras exibições públicas do filme no Brasil ocorreram na última quarta-feira (10), no Cinema São Luiz e no Teatro do Parque, no Recife, com a presença do elenco e da equipe.
Na ocasião, Kleber Mendonça Filho explicou a escolha da cidade como cenário. "Sempre que apresento um filme fora de Pernambuco, me perguntam por que Recife novamente. A resposta é muito simples: eu moro e cresci aqui", afirmou o diretor.
O Agente Secreto tem estreia oficial nos cinemas brasileiros marcada para o dia 6 de novembro.
Recife aposta em securitização de dívidas a receber para reforçar capacidade de investimento na cidade
Quase seis meses após pedido, Raquel Lyra sanciona autorização de empréstimo de R$ 1,5 bilhão
Municípios do Agreste recebem novos equipamentos agrícolas para fortalecer agricultura familiar