Jamildo Melo | Publicado em 24/06/2024, às 10h01
A Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ArtPE) terá, na sua terceira edição, um inédito salão de fotografia. O espaço contará com a participação de cerca de 20 artistas com fotografias.
A feira Art.PE acontece de 26 a 30 de junho, no Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto do Recife. A visitação será aberta das 14h às 21h.
Segundo os organizadores, o salão de fotografia receberá artistas nordestinos ou que tenham o Nordeste em sua pesquisa ou ainda, que morem na região. Cada fotógrafo irá expor uma obra ou um conjunto de obras com duas ou três peças que se complementam.
“Buscamos mesclar nomes já consolidados no mercado de fotografias artísticas e outros que são promessas do gênero. A ideia é apresentar ao público a fotografia como arte, mostrar as possibilidades da imagem”, diz Gustavo Bettini, curador e diretor do Ateliê de Impressão.
"Serão expostas obras de artistas independentes, inclusive com nomes das periferias das cidades. Vamos mostrar como intervenções artísticas podem se conectar. A fotografia é uma arte que, muitas vezes, está associada a tamanhos padrões”, afirma.
Os artistas que participam do salão de fotografia da Feira ART.PE são Alcir Lacerda, Akira Cravo, Alexandre Severo, Antônio Melcop, Aslan Cabral, Ashlley Melo, Caio Danyalgil, Claudio Maranhão, Coletivo Encruzilhada, Evandro Teixeira, Flora Negri, Fred Jordão, Géssica Amorim, Geyson Magno, Hélia Scheppa, Heudes Régis, Isaias Belo, Júlio Jacobina, Leo Caldas, Miva Filho, Priscilla Buhr, Rafael Martins, Roberta Guimarães, Rodrigo Braga e Yeda Bezerra de Melo.
Além do Salão de Fotografia, a ART.PE terá outros espaços especiais. A exposição “Hora, substantivo feminino”, de Abelardo da Hora, apresenta seis esculturas que retratam a presença da mulher na obra do artista. A exposição será realizada no bairro da Várzea em parceria com a empresa Iron House, do Grupo Cornélio Brennand.
Este ano, são esperadas cerca de 14 mil visitantes visitando a ART.PE, que se apresenta como
maior feira do Nordeste de arte moderna e contemporânea. Diogo Viana, arquiteto e produtor da feira, diz que a ART.PE consolida-se como um dos principais eventos do calendário de artes visuais de Pernambuco e do Brasil.
Participam desta edição 30 galerias de arte de Pernambuco, de Estados do Nordeste, além de Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal.
Entre os museus, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança.
A Feira ART.PE tem o apoio cultural do BNB Cultural e patrocínio da Iquine, Iron House,
Copergás, Adepe e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Os outros parceiros são o CAU/PE, Porto do Recife, Cepe, Excelcior Seguros e Grupo Cobogó-Tideli.