Instituto Dom Helder Câmara realiza ação solidária em shopping na zona sul do Recife

Yan Lucca | Publicado em 31/10/2024, às 18h00

Dom Helder Câmara foi arcebispo de Olinda e Recife - Foto: CNBB
COMPARTILHE:

O Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC) estará presente no Quiosque Solidário do Shopping RioMar, em Recife, durante todo o mês de novembro, de 01 a 30/11. A ação busca com a solidariedade dar visibilidade ao legado de Dom Helder Câmara, conhecido por sua luta em prol dos direitos humanos e pela justiça social no Brasil.

No espaço, os visitantes encontrarão produtos variados que visam arrecadar fundos para os projetos sociais do instituto localizado na comunidade dos Coelhos. A iniciativa busca envolver a comunidade e despertar a solidariedade reafirmando o compromisso do Dom da Paz com uma sociedade mais justa e inclusiva.

A presença do Instituto no Shopping RioMar também oferece ao público a oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pela organização, que atua há décadas em prol de causas sociais. A campanha "Doar é um DOM" convida todos a participarem de uma corrente de generosidade e colaboração.

Dom Helder Câmara, o Dom da Paz

Dom Helder Câmara foi arcebispo católico e uma das figuras mais influentes da Igreja no século XX, ficando conhecido por sua defesa dos direitos humanos, justiça social e pelo apoio aos mais pobres.

Nascido em 1909, em Fortaleza, ingressou no seminário para padres aos 14 anos sendo ordenado aos 22. Com o passar dos anos, tornou-se uma voz contra a desigualdade e as injustiças, especialmente durante o regime militar no Brasil, quando sua atuação em favor dos oprimidos ganhou notoriedade internacional.

Como arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um dos pioneiros da Teologia da Libertação ao lado de outros nomes como Dom Paulo Evaristo Arns.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Seus posicionamentos, em prol da paz e da dignidade humana, atraíram apoio e reconhecimento mundial, mas também perseguição e críticas por parte das autoridades. Ele fundou o Banco da Providência e outras iniciativas de apoio social, visando auxiliar comunidades carentes.

Foi indicado algumas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em 27 de agosto de 1999 e sepultado na Catedral Sé de Olinda.

Na composição "Ateu Comovido" Alceu Valença fez uma homenagem ao arcebispo:

"Eu vinha descendo a ladeira
E ouvi no sussurro do vento
Que a vida se dá por inteiro
Ao homem que é só sentimento

Descendo a ladeira
Da Igreja da Sé
Ateu comovido
Em busca de fé

Fé em Deus, fé na terra, nos astros
Nos riachos, nas matas, nos lagos
No trabalho, fé nos sindicatos
Fé nos búzios, nas conchas do mar"

Dom da Paz Ação Social Dom Helder Câmara

Leia também

João Campos usa Dom Helder para explicar fracasso de Boulos em São Paulo


Ceasa-PE planeja ser o segundo maior do Brasil e alcança metas ousadas sob gestão de Bruno Rodrigues


Livro de conservadores pernambucanos enaltece acampamento bolsonarista no Comando Militar do NE