Plantão Jamildo.com | Publicado em 23/01/2026, às 17h10
Cortejos de agremiações da cultura popular e de grandes blocos carnavalescos passam a ocupar as ruas do Recife a partir deste fim de semana, reforçando a tradição do maior Carnaval de rua do país.
A programação integra o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, que estreia nas prévias e segue com atividades até a terça-feira de Carnaval, reunindo manifestações de diferentes linguagens e territórios da cidade e da Região Metropolitana.
Com concentração no Bairro do Recife, os desfiles levam para as vias do Centro histórico brinquedos da cultura popular, como maracatus, bois, caboclinhos, afoxés, clubes de frevo e tribos indígenas, além de blocos tradicionais convidados. A proposta mantém o formato de ocupação horizontal do espaço urbano, com circulação livre e participação do público ao longo dos percursos.
Durante o período de prévias, os cortejos acontecem a partir das 17h nas sextas-feiras e das 15h aos sábados e domingos, com a participação diária de mais de 20 agremiações. Nos dias oficiais de Carnaval, os desfiles serão realizados das 15h às 20h.
As apresentações percorrem ruas do Recife Antigo, com saída do Cais da Alfândega e passagem por Madre de Deus, Moeda, Rio Branco e Bom Jesus, chegando à Praça do Arsenal. No Carnaval, o roteiro é ajustado, com encerramento na Avenida Rio Branco.
A abertura da programação ocorre neste sábado (24), com desfiles que se integram às atividades da CasaBloco, na Praça do Arsenal, e participação do Galo da Madrugada. No domingo (25), o circuito recebe o bloco Eu Acho é Pouco.
Nas semanas seguintes, estão previstos desfiles de outras agremiações tradicionais, como Pitombeira dos Quatro Cantos, Sambadeiras, Ceroula, Cariri Olindense e Homem da Meia-Noite, ao longo das prévias e do período momesco.
Além dos cortejos, as agremiações da cultura popular também integram outras ações do Carnaval do Recife, como o Tumaraca, o Ubuntu, o Concurso de Agremiações, os polos descentralizados, apresentações no QG do Frevo e os desfiles que abrem a programação dos palcos do Marco Zero e da Praça do Arsenal. Para 2026, a programação prevê ainda ampliação de atividades no Pátio de Santa Cruz e a realização dos cortejos de Pátio a Pátio, no bairro de São José.
Sem admitir candidatura, João Campos adota tom de quase despedida do Carnaval do Recife
Carnaval Recife 2026: João Campos anuncia programação dos polos centralizados
Prefeitura do Recife oferece mais de 10 prévias gratuitas de Carnaval para semana que vem