Pernambuco tem duas das 10 cidades mais violentas do país, diz Anuário da Segurança

Municípios registraram mais de 70 mortes por 100 mil habitantes, segundo dados de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 24/07/2025, às 11h26

violência é a principal preocupação entre brasileiros - Unsplash
violência é a principal preocupação entre brasileiros - Unsplash

Com dados que acendem um alerta sobre a segurança em Pernambuco, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 aponta que o estado abriga duas das dez cidades mais violentas do Brasil. Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata (5º e 6º lugar), ambas na Região Metropolitana do Recife, figuram na lista das cidades com as maiores taxas de mortes violentas intencionais (MVI) em todo o país, considerando municípios com mais de 100 mil habitantes.

O ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) é referente ao ano de 2024 produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O Cabo teve um aumento de 16,1% e 159 vidas perdidas em 2024. A taxa de mortes é de 73,3 por 100 mil habitantes. O município sofre com a atuação de facções ligadas ao tráfico de drogas, como citou o Anuário.

Há um mês, o prefeito do Cabo, Lula Cabral (Solidariedade) solicitou à governadora Raquel Lyra (PSD) que a Força Nacional de Segurança Pública fossem acionadas para combater a violência na cidade. Segundo o prefeito, o 18º Batalhão da PM, responsável pela segurança do município, tem um contingente considerado pelo prefeito como "insuficiente".

O Estado, no entanto, negou o pedido, sob argumento de que houve redução nos índices de criminalidade de janeiro a maio deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024.

O Cabo, no relatório do Anuário 2023, figurava como a 5ª cidade mais violenta do País, com uma taxa de homicídio de 81,2 para cada 100 mil habitantes. Manteve-se na posição, apesar na queda de homicídios.

Sexta cidade mais violenta do País, São Lourenço da Mata tem 73 mortes por 100 mil habitantes. O município também é alvo de grupos rivais pelo domínio do tráfico de drogas. Em 2023, ocupava a 30ª posição como município mais violento do País. O prefeito Vinícius Labanca (PSB) também teve disputa política com a governadora, que iria transferir o Batalhão da PM para o município vizinho, Camaragibe.

Polícia Militar

Após a polêmica, o governo enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que cria novos batalhões no estado, mantendo o de São Lourenço da Mata.

Segundo o documento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os dados revelam a persistência "de bolsões de extrema violência". "Sobretudo em cidades do Nordeste, onde disputas entre facções criminosas continuam produzindo taxas alarmantes de homicídios", diz o Anuário.

A taxa de Mortes Violentas Intencionais considera homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

10 cidades mais violentas do Brasil

Maranguape, no Ceará, lidera o ranking das cidades mais violentas do País em 2024. A taxa é de quase 80 mortes a cada 100 mil habitantes.

A vice-liderança do ranking ficou com Jequié (BA), que teve uma taxa de 77,6. Em seguida vêm Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE). A Bahia concentra cinco das dez cidades mais violentas.

Ranking de violência nos estados

O estado de Pernambuco é o quarto mais violento do país, com média de 36,2 mortes a cada 100 mil habitantes. Em relação ao ano anterior, teve uma melhora de 5,4%, quando era 38,3.

O Amapá lidera o ranking, com a taxa de 45,1 mortes, seguido por Bahia (40,6) e Ceará (37,5).