Cynara Maíra | Publicado em 14/11/2025, às 07h33 - Atualizado às 08h28
Com foco em captar melhores índices na Região Metropolitana do Recife (RMR), a governadora Raquel Lyra (PSD) parece tentar garantir o eleitorado mais próximo de João Campos (PSB) através do tema da segurança.
Segundo informações de Betânia Santana, da Folha Política, antes do lançamento da Operação Papai Noel 2025 nesta sexta-feira (14), Raquel falou em reunião com empresários do Movimento Atitude que assumiu a segurança pública no estado: “é um problema meu. Não posso me esconder disso”, teria dito a gestora.
A fala de Raquel Lyra sobre a segurança pública ocorre na mesma semana em que a pesquisa Quaest mostra que a segurança é a principal demanda da população brasileira, compondo 38% das respostas.
Apesar de ter desenvolvido ações de combate à violência desde o início de 2025, a repercussão positiva da presença dos “laranjinhas”, grupo de policiais militares recém-formados, na RMR pode ter indicado para governadora que esse será o seu diferencial para ampliar a aprovação na cidade no qual João Campos ganhou com 78% dos votos válidos.
Desde o início do ano, mais de dois mil policiais militares e de 400 policiais civis passaram pela formação e começaram a atuar na segurança do estado. Além disso, Raquel anunciou a criação de novos Batalhões da Polícia Militar no estado, além de um investimento de mais de R$ 2 bilhões no setor.
Entre as metas para o Juntos pela Segurança estão:
A governadora Raquel Lyra lança, na manhã desta sexta-feira (14), a Operação Papai Noel 2025.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) busca intensificar as rondas ostensivas e a atuação da Polícia Militar (PMPE) em áreas de movimentação comercial, principalmente no Centro do Recife e em polos do interior.
As ações terão:
A gestão lança oficialmente a operação hoje a partir das 7h, no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio.
Raquel Lyra destaca expansão da assistência social durante encontro estadual
Álvaro Porto reage a fala de Socorro Pimentel sobre “forma turrona” e diz que críticas têm base técnica
Porto do Recife recebe dois gigantes e aquece temporada de cruzeiros com 5 mil visitantes