Raquel Lyra nomeia 300 policiais penais para segurança penitenciária de Pernambuco

Cynara Maíra | Publicado em 24/12/2025, às 09h32 - Atualizado às 10h04

Raquel Lyra publicou convocação de novos policiais penais no Diário Oficial dessa véspera de Natal - Yacy Ribeiro/Secom
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A governadora Raquel Lyra (PSD) nomeou 300 novos policiais penais para integrar a segurança do sistema prisional do Estado. A gestora publicou a convocação na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial.

Essas mudanças ocorrem a partir de uma reestruturação da infraestrutura carcerária, que prevê a entrega de novos complexos e o fechamento de unidades tidas como obsoletas.

Os profissionais nomeados foram aprovados no concurso público realizado em 2021. Com a nova leva, a gestão estadual soma 972 nomeações desde 2023, de um total de 1.306 aprovados no certame.

A medida integra o eixo de defesa social do programa Juntos pela Segurança, política pública que estabelece metas para a redução da violência e modernização das forças policiais até 2030.

O secretário da pasta, Paulo Paes, destacou que as nomeações atendem ao Planejamento Estratégico 2025-2028. Além da custódia, o plano estabelece metas de ressocialização, como a construção de galpões multiuso e a inserção de presos em atividades laborais.

Desde o início da atual gestão, foram entregues 1.854 vagas, distribuídas entre o Presídio Policial Penal Leonardo Lago e a unidade 2 de Itaquitinga.

Segundo a governadora, o reforço no efetivo é necessário para operacionalizar a expansão física da rede. "Estamos nomeando 300 desses profissionais, pois abriremos 1.500 novas vagas de presídio no início do próximo ano", justificou Raquel Lyra.

Atualmente, o Governo de Pernambuco contabiliza 5.754 vagas em construção. O cronograma da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) projeta a conclusão de módulos no Complexo de Araçoiaba (2.754 vagas) e nas unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga (3.000 vagas) até agosto de 2026.

No Agreste, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, passa por ampliação para ofertar 155 novos leitos.

Enquanto abre novas vagas, o Governo de Pernambuco fecha áreas com estruturas tidas como precárias. 

Em abril de 2025, Raquel anunciou o fechamento da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá.

O mesmo ocorreu com o Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo, no Complexo do Curado, que encerrou as atividades em maio. A SEAP também desativou 12 cadeias públicas no interior, justificando a medida pelo alto custo de manutenção frente ao baixo número de detentos.

Raquel Lyra segurança

Leia também

Em obras desde 2022, João Campos entrega requalificação da Ponte Giratória


Raquel Lyra abre edital de licitação para transformação da Fábrica Tacaruna em Centro de Formação


Com previsão para 2026, João Campos entrega primeira praça do Parque Linear do Pina