Cynara Maíra | Publicado em 17/04/2025, às 09h24 - Atualizado às 10h04
O Governo de Pernambuco convocou, nesta quarta-feira (17), mais 180 candidatos aprovados no concurso público para os Cursos de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Ao todo, foram chamados 150 candidatos para a formação na PM e 30 para o Corpo de Bombeiros. O edital de convocação está disponível no site do Instituto AOCP, organizador do certame.
Com essa nova chamada, o número total de convocados para as formações chega a 360 — sendo 300 para a PM e 60 para os Bombeiros.
Segundo o Governo Raquel Lyra (PSD), os convocados devem apresentar a documentação exigida para a matrícula e para a etapa de investigação social.
Estão incluídos nesta fase candidatos empatados e os que se encontram em situação sub judice.
Essa ampliação também faz parte do programa Juntos pela Segurança, política pública estadual que prevê, até 2026, a nomeação de mais de 7 mil profissionais para as forças de segurança de Pernambuco.
A primeira turma do CFO da PM, com 157 cadetes, iniciou o curso em dezembro de 2024. Os próximos grupos estão previstos para ingressar ao longo de 2025.
Além da ampliação do efetivo, o Juntos pela Segurança também prevê:
Em 2024, além da primeira turma de oficiais, foram iniciados o Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, com 2.400 alunos, e o curso equivalente para o Corpo de Bombeiros, com 335 participantes.
Também está prevista para este ano a formação de delegados, agentes e escrivães aprovados no concurso da Polícia Civil.
O caso ocorre em meio a diversas críticas do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), que fala em falta de infraestrutura e defasagem salarial da classe no estado.
A formação dos futuros oficiais ocorre na Academia de Polícia Militar do Paudalho, na Mata Norte, e tem duração de 12 meses.
São 52 disciplinas, com carga horária de 1.886 horas-aula em temas como comando e liderança, gerenciamento de crises, planejamento operacional, gestão de pessoas e tiro policial.
Durante o início das aulas do primeiro grupo, ainda em 2024, a governadora Raquel Lyra falou que esse seria o primeiro curso de formação de sua gestão e ressaltou o objetivo de ampliar o número de agentes de segurança no estado.
“A gente fez um concurso para mais de 7 mil novos profissionais de segurança pública. Tudo isso para que possamos garantir que Pernambuco seja um Estado muito mais seguro”, declarou a governadora durante o evento realizado no auditório da Justiça Federal, no Recife, no fim de 2024.
"Feriadão" da Semana Santa e Tiradentes no Recife: confira o que abre e fecha na cidade
Antônio Campos comemora decisão do TCE contra Lupércio
Após falar no PodJá sobre dificuldade em contatar Raquel Lyra, Simão Durando pede obras em encontro