Pernambuco registra primeiro dia sem homicídios em 12 anos

Plantão Jamildo.com | Publicado em 17/10/2025, às 08h44

Raquel Lyra entregou viaturas e equipamentos para membros da segurança do Governo de Pernambuco - Yacy Ribeiro/Secom
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (15), o primeiro dia sem ocorrências de homicídios em todo o estado desde 2013. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), nenhum caso foi registrado nas 24 horas do dia em nenhum dos 184 municípios pernambucanos.

De acordo com a SDS, 15 cidades permanecem sem Mortes Violentas Intencionais (MVI) desde o início de 2025: Afrânio, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Fernando de Noronha, Granito, Ingazeira, Itacuruba, Lagoa do Ouro, Manari, Quixaba, Salgadinho, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o resultado é consequência de uma combinação de fatores, entre eles o comprometimento dos policiais civis, militares, científicos e bombeiros, além de ações integradas e estratégicas de segurança.

Apesar dos muitos desafios, os resultados positivos demonstram que estamos no caminho certo, seguindo firmes e fortes para avançarmos cada vez mais no enfrentamento à violência, sobretudo para preservar vidas”, disse o secretário.

O governo estadual destacou que o chamado “Dia Zero” reflete também o reforço no policiamento ostensivo e preventivo, impulsionado pela incorporação de 2.299 novos policiais e 280 bombeiros, além de investimentos em equipamentos, tecnologia e infraestrutura.

Até o fim de 2026, o Estado prevê R$ 2,3 bilhões em recursos para o fortalecimento da segurança pública, abrangendo áreas como infraestrutura, inteligência, tecnologia e pessoal.Em setembro, Pernambuco completou 17 meses consecutivos de redução nos homicídios, segundo a SDS.

Programa Juntos pela Segurança

A atual política estadual de segurança pública é guiada pelo programa Juntos pela Segurança, lançado no primeiro ano do governo Raquel Lyra (PSD). O programa se estrutura em seis eixos estratégicos:

A meta é reduzir em 30% o número de crimes até 2026, tomando como base os índices de 2022, ano anterior ao início da atual gestão.

Indicadores de criminalidade

Em 2022, Pernambuco ocupava a quinta posição entre os estados mais violentos do país. Em 2023, passou para a terceira colocação e, em 2024, caiu para a quarta. Até setembro de 2025, a taxa de mortes violentas é de 34 por 100 mil habitantes — a meta do programa é chegar a 26,5 até 2026.

A execução do Juntos pela Segurança envolve várias secretarias estaduais, entre elas as de Defesa Social; Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas; Saúde; Mulher; Educação; Planejamento; Justiça e Direitos Humanos; Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo; e Desenvolvimento Econômico.

Raquel Lyra juntos pela segurança

Leia também

Raquel Lyra inicia missão oficial na China com reunião no Consulado do Brasil


Após prisão de PM suspeito por estupro, Raquel Lyra e Priscila Krause se pronunciam sobre o caso


Com mais de R$ 200 milhões, Raquel Lyra anuncia pagamento do Bônus Educacional de 2025 para esta quarta (15)