No Cabo, Lula Cabral cria conselho municipal de segurança para reforçar combate à violência

Jamildo Melo | Publicado em 10/05/2025, às 06h24 - Atualizado às 06h39

Prefeito diz que iniciativa visa fortalecer ações de prevenção e combate à violência, integrando poder público e sociedade civil - Divulgação
COMPARTILHE:

Atendendo às demandas da população por mais segurança em Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Lula Cabral oficializou a criação do primeiro Conselho Municipal de Segurança.

A iniciativa faz parte de uma política de gestão voltada à prevenção da violência e foi apresentada durante reunião com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, realizada na manhã de sexta-feira.

A proposta tem como objetivo central ampliar e fortalecer as políticas públicas de segurança em nível municipal, promovendo a integração entre governo e sociedade civil.

Durante o encontro, o prefeito convidou formalmente as instituições presentes a integrarem o novo Conselho, que está inserido no programa “Participa Cabo” — uma estratégia que estimula a participação ativa de cidadãos, servidores e autoridades nas decisões do município.

A criação do Conselho ocorre em um momento em que a segurança pública é tema prioritário em Pernambuco.

Lula Cabral tem se posicionado sobre o tema e, recentemente, solicitou à governadora Raquel Lyra a convocação da Força Nacional. Nas suas falas, Lula Cabral reclama de escalada da criminalidade e aponta o que seria falta de "ações consistentes" por parte do Governo do Estado.

“Estamos reforçando a Guarda Municipal, investindo em inteligência e segurança cidadã. Já reduzimos a taxa de homicídios de 149 para 89 por 100 mil habitantes, mas o município não pode assumir sozinho responsabilidades do Estado. É urgente ampliar o apoio estadual”, afirmou Lula Cabral, em informe ao site Jamildo.com.

Segundo a gestão, o Conselho Municipal de Segurança do Cabo de Santo Agostinho será um espaço permanente de debate, análise e formulação de propostas para o enfrentamento da violência. Lula Cabral elegeu-se pelo PSB e faz oposição ao governo Raquel Lyra.

Contará com a participação de moradores, comerciantes, líderes religiosos e representantes das forças de segurança como a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, reforçando a atuação integrada em prol da segurança pública local.

Cabo de Santo Agostinho Violência lula cabral

Leia também

Lula Cabral deve cobrar solicitação de Raquel Lyra para que a Força Nacional intervenha em PE


No Cabo, Lula Cabral anuncia construção de Parque Compaz e revitalização da Praça 9 de Julho


Cabo inaugura CD da Ferreira Costa e atrai empresas da cadeia farmacêutica