Plantão Jamildo.com | Publicado em 21/02/2026, às 08h09
O município do Cabo de Santo Agostinho completou, nesta sexta-feira, 365 dias sem registro de feminicídio, segundo dados da gestão municipal. O marco ocorre em um cenário de aumento desse tipo de crime no Estado e no país.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o Estado contabilizou 88 casos de feminicídio em 2025, alta superior a 15% em relação a 2024, quando foram registrados 76. No Brasil, foram 1.470 ocorrências no ano passado, o maior número desde que o crime passou a ser tipificado, em 2015. Em 2024, haviam sido 1.450 casos.
O prefeito Lula Cabral (Solidariedade) atribuiu o resultado a medidas implementadas no município, mas também criticou a atuação estadual.
“Este resultado é muito importante e é a prova de que a gestão municipal tem feito tudo o que está a nosso alcance. Mas não se pode esquecer que o Governo do Estado segue sem priorizar nosso município e por isso ainda enfrentamos, infelizmente, uma situação muito delicada em relação à violência de forma geral”, afirmou.
Entre as ações apontadas pela prefeitura estão a ampliação da rede de proteção à mulher, o fortalecimento da Patrulha da Mulher, a criação de abrigo provisório para mulheres e filhos em situação de risco e a adoção de sistemas de videomonitoramento com uso de inteligência artificial. A gestão também informa a atuação preventiva da Guarda Civil Municipal, com mais de 500 ordens de serviço, 100 operações conjuntas e 1.600 abordagens.
Segundo o prefeito, as iniciativas integram a política de segurança do município. “O compromisso com a vida das mulheres está no centro de nossas ações de segurança cidadã. Estes 365 dias sem feminicídio demonstram que é possível enfrentar um problema estrutural com inteligência, planejamento e decisão política”, declarou.
Lula defende soberania na saúde em visita à Aché: "Quero o Brasil produzindo 100% dos medicamentos"
Rede municipal de ensino do Cabo é pioneira em Programa de Educação Financeira no Estado
Lula Cabral abre ano letivo de 2026 no Cabo e reforça investimentos na Educação