Arcoverde recebe recursos do Novo PAC para reforçar saúde pública

Ana Luiza Melo | Publicado em 18/07/2025, às 09h32 - Atualizado às 10h17

O prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti e a Secretária de Saúde do município, Maria Clara Melo. - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

O município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, foi contemplado com novos investimentos do ? por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), voltados à área da saúde.

As propostas apresentadas pela gestão municipal foram aprovadas e garantirão a construção de uma nova unidade de saúde, aquisição de ambulâncias e modernização de equipamentos.

Entre os projetos contemplados, estão a construção da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III da cidade e a chegada de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Também foram assegurados sete conjuntos de equipamentos para as UBSs já existentes e um kit de telemedicina, que deve permitir a implantação de pontos de telessaúde através do programa SUS Digital – Telessaúde.

Com a nova UBS de Porte III, Arcoverde passa a contar com uma estrutura ampliada de atenção básica, com maior capacidade de atendimento, exames e consultas médicas, principalmente em regiões que ainda apresentam carência de serviços públicos de saúde.

Já as ambulâncias integram a política de renovação da frota federal e devem reforçar o atendimento pré-hospitalar na cidade.

A modernização da rede inclui ainda a aquisição de equipamentos como desfibriladores, câmaras frias, balanças, cadeiras de rodas e aparelhos para exames não invasivos.

A expectativa é que a atualização da infraestrutura melhore as condições de trabalho das equipes e o acesso da população aos serviços do SUS.

Para o prefeito Zeca Cavalcanti, essas conquistas são fruto de um esforço contínuo da administração municipal em buscar recursos e ampliar o acesso à saúde. 

"Trabalhamos de forma firme e planejada para garantir que Arcoverde fosse contemplada em todos os eixos do Novo PAC, e agora colhemos os frutos. Estamos estruturando uma saúde mais moderna, acessível e humanizada", destacou Zeca.

A administração municipal atribui os avanços à articulação junto ao Governo Federal e ao planejamento técnico da equipe responsável pelos projetos.

Arcoverde é um dos municípios pernambucanos beneficiados na nova rodada do Novo PAC, que prevê investimentos em saúde, educação, habitação e mobilidade urbana em todo o país.

A iniciativa é parte da estratégia do governo Lula para retomar obras paradas e ampliar a oferta de serviços públicos em municípios de médio e pequeno porte.

Nesta segunda rodada, de acordo com o governo federal 1.291 propostas foram apresentadas por 183 dos 185 municípios pernambucanos para diversas frentes como saúde, educação, mobilidade e infraestrutura.

Até abril deste ano, o Estado já executou R$ 15,8 bilhões dos R$ 35,4 bilhões previstos até 2026, o equivalente a 44,5% do montante estadual estimado, em 1.444 empreendimentos listados até entãõ.

Arcoverde governo Lula SUS novo pac Zeca Cavalcanti

Leia também

Em aproximação com João Campos, Humberto Costa participa de inauguração da Prefeitura do Recife


A dificuldade de Raquel contra João: estrutura Vs afinidade


De Abreu e Lima para o mundo: flautista recebe prêmio internacional na Áustria