Otávio Gaudêncio | Publicado em 19/02/2026, às 06h42 - Atualizado às 08h03
Nessa Quarta-Feira de Cinzas (18), a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), dividiram, entre aliados e familiares, os lugares da primeira fileira da Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, durante o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2026.
A celebração ocorreu em conjunto com a Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha traz, neste ano, o tema "Fraternidade e Moradia", com o lema "Ele veio morar entre nós", ressaltando a importância da moradia digna como um direito humano.
João Campos destacou as intervenções da Prefeitura do Recife na área de habitação e pontuou os dois maiores desafios enfrentados pela gestão: proteção de encostas nos morros e substituição de palafitas, nas áreas planas.
Segundo o prefeito, desde 2021, a gestão já garantiu mais de 6 mil unidades habitacionais, com prioridade em alas como Roque Santeiro, Coelhos, Vila Brasil e Vila do Papel. Ao todo, sete conjuntos residenciais foram entregues, beneficiando 1.736 famílias. "São comunidades que estavam em palafitas e agora estão em unidades habitacionais", declarou.
Nos morros, mais de 16 mil famílias foram beneficiadas com as obras de proteção de encostas e por meio do Programa Parceria.
Já a governadora Raquel Lyra destacou a importância do momento: "As cinzas que recebemos na testa nos lembram da nossa humanidade, da nossa fragilidade e, ao mesmo tempo, da nossa responsabilidade de viver com mais fé, mais amor e mais compromisso com o próximo. É assim que começa a Quaresma: olhando pra dentro, pra seguir fazendo melhor aqui fora".
Lyra também destacou a importância do lema e defendeu que a moradia é uma das principais pautas de seu governo,“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga diretamente com um dos principais pilares do nosso governo, a garantia de moradia digna a todos os que vivem e trabalham neste chão. Isso é dever de todos os governantes e nosso compromisso desde o início da gestão. Por meio do Morar Bem, maior programa de habitação de interesse social da história do Estado, milhares de pernambucanos têm tido acesso a esse direito tão básico e que por muito tempo lhes foi negado. Apenas dando a mão aos que mais precisam teremos, de fato, uma sociedade mais justa e igualitária”.
João Campos nega que agenda no Carnaval tenha definido composição para outubro
Empunhando a bandeira do Estado, João Campos celebra sucesso do Carnaval do Recife
Raquel Lyra visita a primeira Sala Lilás da PM, voltada ao combate à violência contra a mulher