Sílvio Costa Filho amplia projeto para Senado com filiação de Fernando Monteiro ao Republicanos

Jamildo Melo | Publicado em 20/03/2025, às 10h23 - Atualizado às 10h49

Festa na chegada de Fernando Monteiro no Republicanos - Divulgação
COMPARTILHE:

O deputado federal pernambucano Fernando Monteiro oficializou sua filiação ao Republicanos em uma cerimônia realizada em Brasília.

Em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, Fernando Monteiro deixa o PP de Eduardo da Fonte para integrar os quadros do Republicanos, de Sílvio Costa Filho, fortalecendo a representatividade do partido. Além disto, a chegada ao novo partido faz parte das pretensões do ministro Sílvio Costa Filho, hoje deputado federal, disputar o Senado, em 2026, na chapa majoritária do prefeito João Campos (PSB).

Evento reúne lideranças nacionais

A cerimônia contou com a presença de importantes lideranças políticas, como o presidente da Câmara, Hugo Motta, o próprio ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente nacional do Republicanos, Marco Pereira, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tio do parlamentar.

Deputados de diversas regiões do Brasil também marcaram presença no evento.

Compromisso com o partido e o municipalismo

Emocionado, o deputado federal Fernando Monteiro destacou a trajetória que o levou ao Republicanos e reafirmou seu compromisso com o partido.

“Quero me colocar como soldado do partido. Quando os bons se juntam, só coisa boa acontece”, declarou o deputado. Silvio Costa Filho elogiou Monteiro, ressaltando sua atuação voltada ao municipalismo e ao desenvolvimento de Pernambuco.

Reconhecimento e elogios

Hugo Motta, presidente da Câmara, destacou a importância da filiação de Monteiro para o crescimento qualitativo do Republicanos.

“Fernando é aguerrido, trabalhador e vem de uma tradição política das melhores, representada pelo ministro José Múcio”, afirmou. Marco Pereira, presidente nacional do partido, celebrou a chegada de Monteiro, destacando sua trajetória política e contribuição para o fortalecimento do Republicanos.

A mudança de partido também ocorre depois das especulações dando conta que o PP deve aliar-se em Pernambuco com o grupo bolsonarista de Gilson Machado, que anda insatisfeito com o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, conforme já revelou o site Jamildo.com.

Bolsonaro quer Machado no Senado, mas também se especula que ele pode ter garantido uma eleição para federal, enquanto dá apoio para Eduardo da Fonte buscar o Senado.

Nessa troca de camisas partidárias, Fernando Monteiro poderia estar ameaçado em uma reeleição. No Republicanos, pode ser beneficiado com bases do próprio Sílvio Costa Filho, que iria buscar o Senado e liberar cidades para os aliados.

Senado Fernando Monteiro Sílvio Costa Filho

Leia também

Pesquisa aponta disputa fragmentada para o Senado em Pernambuco. Humberto lidera


Vídeo sobre indicação para Senado gera mais nova polêmica entre Gilson Machado e Anderson Ferreira


Eduardo da Fonte confirma abertamente desejo de filiar Gilson Machado, Gilson Filho e Feitosa ao PP