Raquel Lyra anuncia medidas de proteção às mulheres com 1º Casa de Passagem de Pernambuco e outras ações

Cynara Maíra | Publicado em 24/11/2025, às 07h14 - Atualizado às 07h51

Raquel Lyra anunciará hoje novas ações de apoio a mulheres vítimas de violência - DIVULGAÇÃO
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Nesta segunda-feira (24), em solenidade vinculada com os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciará novas ações para proteção feminina no estado

A solenidade que ocorrerá às 18h no Palácio do Campo das Princesas anunciará:

Novos espaços de acolhimento para vítimas de violência

Primeira feita pelo estado, a Casa de Passagem seria um espaço de acolhimento imediato, provisório e emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A ideia desses espaços é garantir proteção, apoio psicossocial e jurídico e o encaminhamento para soluções mais permanentes, a depender da situação de cada pessoa. 

Com um formato semelhante, a gestão também fará uma parceria para instalar uma  Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco. A estrutura é uma iniciativa do Governo Federal, criada em 2013.]

O espaço serve como um centro de atendimento humanizado voltado para mulheres que sofreram violência doméstica ou familiar. No mesmo local há acesso a diversos serviços especializados como: 

Até o momento, há 10 unidades do tipo em funcionamento, três implementadas desde 2023. Segundo o Governo Federal, 32 unidades ao redor do Brasil estão em fase de implementação. 

Raquel também assinará convênios com novos municípios para implementar o programa Mães na Creche, que oferece cursos, oficinas e formações para mulheres em vulnerabilidade social que tenham filhos matriculados em creches municipais. 

A ideia é assegurar autonomia econômica para esse grupo, com capacitações técnicas, de formação socioeconômica e empreendedorismo. 

O que são os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher?

Essa é uma campanha nacional coordenada pelo Ministério das Mulheres, que ocorre anualmente entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre as diversas formas de violência de gênero. 

O período ocorre em interseção com outras datas vinculadas com o tema, como: 

Raquel Lyra violência contra mulher