Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara do Recife, João Campos destaca avanços da gestão

Yan Lucca | Publicado em 03/02/2025, às 12h36

Confira mais detalhes - Foto: Edson Holanda / PCR
COMPARTILHE:

Na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores do Recife, nesta segunda-feira (3), o prefeito João Campos apresentou um balanço da sua administração, destacando recordes de investimento e entrega de obras nos últimos quatro anos. Durante a sessão, ele também reforçou o compromisso com o Poder Legislativo municipal.

O Relatório de Gestão 2021–2024 trouxe números em diversas áreas, como infraestrutura, educação, saúde e mobilidade. Entre os destaques, estão as mais de 5 mil obras em áreas de morro, o avanço na alfabetização, a criação de 9.143 novas vagas de creche, a ampliação da cobertura de Saúde da Família, além da construção e modernização de espaços públicos.

Investimentos em áreas de morro e mobilidade

João Campos ressaltou que o Recife foi a capital brasileira que mais avançou no cumprimento de compromissos assumidos com a população. Segundo ele, a cidade atingiu uma média de três entregas por dia ao longo da gestão, incluindo escadarias, encostas e barreiras de proteção.

“Fomos a capital brasileira que mais avançou na hora de cumprir compromissos assumidos com a população. Mais do que isso, fizemos o que nunca foi feito. Entregamos mais de 5 mil obras em áreas de morro: uma média de 3 entregas por dia durante a gestão, contando sábados, domingos e feriados. São encostas, escadarias, barreiras de proteção que trouxeram mais conforto, segurança e dignidade para mais de 50 mil recifenses” afirmou o prefeito, destacando que 70% dos recursos da gestão foram direcionados às áreas mais vulneráveis da cidade.

Na área da mobilidade, João Campos lembrou que Recife passou 20 anos sem construir uma nova ponte, mas que sua gestão mudou esse cenário. A cidade já conta com a Ponte Jaime Gusmão, enquanto outras três estão em andamento: Ponte Julia Santiago (Areias-Imbiribeira), Ponte do Rio Morno e Ponte do Canal do Arruda, que criarão uma nova conexão entre a Av. Norte e a BR-101.

Obras estruturantes e ampliação da rede de saúde

Outro ponto enfatizado pelo prefeito foi o avanço das obras de macrodrenagem da bacia do Rio Tejipió, que vão minimizar alagamentos na cidade. Os recursos para essas intervenções foram garantidos por meio da maior operação de crédito já realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com um município no mundo.

Na saúde, a administração ampliou a cobertura da Estratégia de Saúde da Família de 60% para 80% do território, realizou a maior contratação de profissionais da história e implantou as USF+, unidades de saúde com horário estendido (7h às 19h), garantindo atendimento ampliado para a população.

Educação: alfabetização e ampliação de creches

A Prefeitura também celebrou um avanço histórico na alfabetização, subindo 15 posições no ranking nacional, passando do 21º para o 6º lugar. Além disso, Recife ultrapassou o número de vagas de creche criadas nos últimos 40 anos, atingindo 9.143 novas vagas, um crescimento de 142%.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Expansão de áreas de lazer e espaços públicos

Na área de urbanismo e lazer, Recife ganhou novos parques e espaços revitalizados. Foram entregues o Parque das Graças, o Parque da Tamarineira e o Jardim do Poço. Em breve, a cidade também contará com o Parque Eduardo Campos, no terreno do antigo Aeroclube, que será o maior parque urbano do Recife.

Encerrando sua apresentação, João Campos reforçou que o Relatório de Gestão não apenas registra os avanços conquistados, mas também reafirma o propósito central da administração:

João Campos câmara municipal do recife gestão

Leia também

Dom Helder Câmara: 116 Anos de Paz e Justiça; confira a programação especial de aniversário


Na semana de volta às aulas, Prefeitura de Paulista inicia operação de segurança no trânsito escolar


Apesar de rejeição, Lula ganha de todos os candidatos para eleições presidenciais de 2026