Jamildo Melo | Publicado em 02/07/2024, às 17h13
Na capital pernambucana, o presidente Lula trouxe novidades para as áreas de habitação, educação, saúde e mobilidade urbana, mas não deixou de agir politicamente. Lula rasgou-se em elogios ao prefeito João Campos, na entrega de habitacionais na capital pernambucana.
A louvação aconteceu no primeiro evento oficial, com a entrega de 448 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, além do lançamento da pedra fundamental de novos campus do Instituto Federal (IFPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
"É uma alegria trabalhar com um prefeito da qualidade de João Campos. Eu fui muito amigo do pai dele e nunca um presidente da república e um governador tiveram uma relação tão sólida. E eu sei que Eduardo Campos está se mexendo lá no céu. Esse moleque vai ser melhor do que ele para governar uma cidade", afirmou.
Não se sabe o que os dois caciques conversaram reservadamente, mas havia um espaço para conversas políticas. Uma sala foi destinada aos convidados e uma outra sala mais reservada foi usada por Lula e Janja, onde João Campos tratou com o presidente.
O blog de Jamildo já havia revelado que o prefeito do Recife e Lula tem conversado sobre todos os passos da sucessão, em ao menos duas viagens Brasília. João Campos é vice-presidente nacional do PSB.
A fala é simbólica porque ocorre uma semana depois de o PT pressionar publicamente pela vaga de vice na chapa. No sábado passado, na inauguração de mais um Compaz, João Campos disse publicamente que não tinha pressa e que a decisão seria tomada nas convenções do PSB.
Por meio do ministro das cidades, Jader Filho, o presidente anunciou o aporte de R$ 136 milhões para qualificar os serviços do metrô de Recife. Os recursos são provenientes do PAC Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Grandes e Médias Cidades.
“A gente voltou para reconstruir o Brasil. Completamos um ano e seis meses de governo. E eu olho para cada um de vocês e vejo que fizemos muito mais. É o ano da colheita”, afirmou o presidente, no mesmo discurso.
O governo federal informou o repasse de recursos para o Porto de Suape. Os investimentos na ordem de R$ 147 milhões serão aplicados na melhoria da infraestrutura do equipamento, viabilizando o maior calado para navios com contêineres dos portos públicos no Brasil.