João Campos tem boa avaliação de evangélicos e católicos, diz Quaest

Jamildo Melo | Publicado em 27/08/2025, às 15h51 - Atualizado às 16h45

João Campos tem boa relação com a comunidade de evangélicos, mas Lula não tem boa aprovacão - Presidência
COMPARTILHE:

A mais recente pesquisa de opinião sobre as intenções de voto para as eleições de 2026, em Pernambuco, aponta que o prefeito João Campos, do Recife, consegue se diferenciar do presidente Lula, no quesito religião.

Lula sofre resistência dos evangélicos, que costumam votar com mais frequência em Bolsonaro. A defesa da questão identitária pode ser uma das explicações para a reprovação do petista.

Em entrevistas a sites nacionais, João Campos explica que não entra nesta questão e que busca realizar entregas, em vez de cair neste tipo de polêmica.

"Eu tenho certeza que a população evangélica do Recife sabe que eu jamais vou fazer nada contra as igrejas da nossa cidade. Sejam elas católicas, como eu sou católico, sejam de denominações cristãs ou não. Eu não estarei no poder público para afrontar uma igreja e eles sabem disso.", já afirmou o prefeito.

"Eu busquei trabalhar para as pessoas da cidade, ninguém é só evangélico — ela mora em uma área da cidade, o filho ou o neto estuda em uma creche, ela vai em uma unidade de saúde, ela frequenta uma das 200 praças que nós reformamos."

João Campos tem bons índices de aprovação tanto de católicos (58%) como de evangélicos (53%). A governadora Raquel Lyra, em comparação, tem menos da metade disto nas duas correntes religiosas.

O prefeito do Recife, segundo a pesquisa, é melhor avaliado pelas mulheres (59%) do que pelos homens (54%). Também é melhor avaliado pelos mais velhos, de 51 anos ou mais, quando atinge 57%. Aqui, a governadora Raquel Lyra mantém a media de 29% a 24%.

No quesito renda do entrevistado, João Campos se sai melhor (com 57%) entre quem ganha até dois salários mínimos ou entre dois e cinco salários mínimos.

No quesito escolaridade, João Campos vai bem entre quem tem ensino médio fundamental e entre quem tem ensino médio completo ou incompleto, com 58% em ambas. No ensino superior, a média de aceitação cai para 47% das respostas favoráveis. A pesquisa foi divulgada na semana passada no site Jamildo.com.

João Campos evangélicos católicos

Leia também

Quaest: bolsonaristas aprovam mais Raquel Lyra do que lulistas em Pernambuco


Exclusivo: "A disputa eleitoral em PE é a mais decidida", afirma diretor de inteligência da Quaest


Pesquisa Quaest mostra João Campos à frente de Raquel Lyra na corrida pelo governo de Pernambuco