João Campos cria cargo para vice-prefeito eleito ajudar na transição. Entenda mudança

Jamildo Melo | Publicado em 06/11/2024, às 13h46

Victor Marques e João Campos, na convenção do PSB - Jamildo Melo/Jamildo.com
COMPARTILHE:

Eleito vice-prefeito do Recife em outubro, Victor Marques Alves ganhou um novo cargo, criado especialmente para ele, na Prefeitura do Recife.

Antes de disputar o cargo de vice-prefeito, Victor Marques era o chefe de gabinete do prefeito. Passada a eleição, Victor não voltou ao antigo cargo, que continua com Leonardo Albuquerque.

No entanto, Victor terá uma função importante na gestão municipal até tomar posse como vice-prefeito, em janeiro de 2025.

João Campos, por decreto, criou um novo cargo de "Secretário Especial de Reformulação Administrativa" na Prefeitura.

Em seguida, João nomeou Victor para ocupar o novo cargo em comissão, de livre nomeação.

O vice-prefeito eleito, além de ocupar o novo cargo de secretário especial, também será o coordenador de um "Grupo de Trabalho para realização de estudos para reordenamento da gestão e estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, para o quadriênio 2025-2028".

Ou seja, um grupo de trabalho para definir como será a gestão do Recife no segundo mandato de João Campos.

O site Jamildo.com já revelou que o prefeito deve fazer uma reforma em janeiro, para contemplar aliados.

Especulado como possível futuro prefeito caso João Campos renuncie, em abril de 2026, para disputar o Governo do Estado, Victor Marques é pessoa da mais alta confiança do prefeito.

Para ser eleito vice, se filiou ao PCdoB, no fim do prazo da legislação eleitoral. A manobra amarrou o PT, que formou uma federação partidária com o PCdoB em 2022.

Assim, com Victor candidato a vice pelo PCdoB, o PT não poderia lançar candidato a prefeito, segundo a legislação eleitoral.

Victor Marques é formado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (UPE) e tem uma longa trajetória de colaboração com o prefeito João Campos. Antes de ser eleito vice-prefeito, Victor atuou como chefe de gabinete de João Campos tanto na prefeitura do Recife quanto durante o mandato de Campos como deputado federal.

Campos já disse que Victor Marques foi escolhido por seu bom desempenho nos bastidores e por conhecer profundamente o funcionamento do Executivo municipal.

João Campos Recife Victor Marques

Leia também

De olho em protagonismo, Boulos rebate críticas feitas por João Campos no Roda Viva


João Campos adia conclusão do parque Eduardo Campos para março de 2025


João Campos deve fazer reforma de secretariado em janeiro