Plantão Jamildo.com | Publicado em 13/11/2025, às 15h22
João Campos (PSB), prefeito do Recife, anunciou, nesta quinta-feira (13), o início da segunda etapa das obras do Parque da Tamarineira, na Zona Norte da cidade. O evento contou com a presença do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, do deputado federal Pedro Campos (PSB), de vereadores e secretários municipais. O projeto, que vai praticamente dobrar o tamanho do parque, prevê investimento de R$ 18,8 milhões e deve ser entregue no primeiro semestre de 2026.
“Ela tem o dobro do tamanho da primeira etapa. Isso significa que, ao ser concluída, teremos um parque três vezes maior — uma grande conquista para a cidade. Esta é uma área que se assemelha a uma floresta no coração urbano da cidade. Por isso, essa nova etapa será muito mais naturalizada, com menos intervenções físicas e mais elementos naturais: jardins filtrantes, caminhos de solo natural, tudo pensado para preservar o ambiente”, explicou João Campos.
Segundo a Prefeitura do Recife, o hospital existente no local não será afetado. Por estar quase todo dentro do Setor de Conservação Ambiental (SCA), área de proteção mais rigorosa, a segunda etapa do Parque terá 86% de solo natural e características muito mais naturalizadas do que a primeira.
“Essa obra já é um sucesso, como vimos com a conclusão da primeira etapa. Para a segunda, temos algumas novidades, como a construção de uma praça na Av. Norte, que dará acesso ao parque, e algo que não vemos em nenhum outro parque do Brasil: aqui, temos 86% de solo natural, numa mata virgem, que será um equipamento para todo mundo”, disse Victor Marques, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura do Recife.
O prefeito João Campos aproveitou para destacar a ampliação do número de vagas em creches no Recife. Ele afirmou que esse é um dos principais eixos da sua gestão. O prefeito afirmou que a capital chega a 18 mil vagas, com mais de 11 mil criadas nos últimos anos .
“A gente precisa ter a capacidade de tirar do papel e entregar essas vagas de forma concreta, como nós estamos fazendo. Recife sozinha gerou 40% de todas as vagas de creches das capitais brasileiras, com apenas 3% da população. Então, a gente está fazendo o dever de casa, que é firmar um compromisso importante e cumprir com esse compromisso. O Recife está fazendo a parte que cabe ao Recife”, afirmou Campos.
Questionado se o discurso seria uma resposta a críticas políticas ou uma movimentação relacionada a uma eventual candidatura ao Governo de Pernambuco, João Campos disse que o foco da gestão é garantir entregas concretas à população.
“Quero ser o novo senador de Pernambuco para levar ideias como essa a outras regiões. As pessoas precisam de médicos, especialistas, exames e tratamento dentário com qualidade e eficiência. O mandato de senador pode ajudar, trazendo recursos para somar esforços e melhorar a vida da população”, declarou Miguel Coelho, que tem vida difícil nesta pré-candidatura pela composição partidária. Nos bastidores, o ex-prefeito de Petrolina ainda é cotado como possível vice na chapa encabeçada por João Campos na disputa pelo palácio do Campo das Princesas.
Mais cedo, Miguel visitou o Núcleo Integrado de Apoio ao Cidadão (Niac), também no bairro da Tamarineira. Criado pelo deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Francismar Pontes (PSB), o espaço oferece atendimento médico e odontológico gratuito a mais de 300 pessoas por dia, além de contar com unidades móveis que percorrem bairros da Região Metropolitana.
João Campos adere a programa federal de monitoramento de áreas verdes e crimes ambientais
João Campos lança iniciativa de assistência integrada à população em situação de rua
João Campos anuncia convênio com o Goveno Federal de R$ 2,5 milhões para soluções climáticas