Yan Lucca | Publicado em 02/12/2024, às 11h01
Desde o término do primeiro turno, a governadora Raquel Lyra (PSDB) já havia sinalizado que ainda em 2024 iria se reunir com todos os prefeitos eleitos neste pleito para discutir ações e os próximos passos da gestão em parceria com os municípios.
O encontro, que estava marcado para acontecer em 22 de novembro, foi remarcado para o dia 2 de dezembro, devido a um ajuste nas agendas. O encontro, que ocorre no Recife Expo Center, novo centro de convenções do Recife, reúne várias figuras do cenário político de Pernambuco.
A reunião institucional com os prefeitos marca uma segunda agitada na política pernambucana, conforme registrou o Blog do Jamildo mais cedo. Além do encontro com os prefeitos, no início da tarde acontece a nova eleição para mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o biênio 2025–2027.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
No entanto, a manhã começou tensa para o Palácio. Como revelou o repórter José Matheus Santos, um documento interno do governo reunindo os nomes dos prefeitos das cidades pernambucanas separadas por região classificava os gestores como "aliados" e "adversários" da gestão.
O documento logo repercutiu, internautas apontaram uma suposta "incoerência" da governadora com o seu próprio discurso. "Não desmontou o palanque?", questionou um internauta via X (antigo Twitter). Veja a lista:
Após as eleições, a governadora Raquel Lyra consolidou uma base eleitoral expressiva, alcançando vitórias em cidades estratégicas da Região Metropolitana do Recife, como Olinda e Paulista. O embate pelo protagonismo político já aponta para 2026, quando o atual prefeito do Recife, João Campos, poderá enfrentar Raquel em uma disputa pelo governo do Estado.
Veja o gráfico feito pelo Blog do Jamildo sobre as zonas de poder em Pernambuco:
Questionada em coletiva de imprensa sobre o assunto da ata com os nomes dos prefeitos e as classificações, a governadora afirmou que irá apurar a construção do documento e que está "trabalhando com todos".
Durante a abertura do Seminário Novos Gestores no início do mês de novembro, conforme cobertura integral do site Jamildo.com, a governadora Raquel Lyra convidou os gestores à cooperação e afirmou que o "palaque" estava desmontado.
"Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com os municípios pernambucanos. Sou municipalista, fui prefeita e sei o quanto é difícil o gestor conseguir tocar a vida do município, onde tem mais responsabilidades e menos recursos garantidos. Nesses quase dois anos de gestão, conseguimos construir parcerias em diversas áreas e é sobre isso que falamos no seminário. Sei da importância em estarmos juntos construindo uma estratégia única para que Pernambuco, de fato, possa crescer de maneira sustentável, em cada um dos seus municípios. No final de tudo, queremos o nosso povo mais feliz onde quer que ele viva”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
´
Raquel Lyra: A governadora que desafia o PSB nas eleições de 2026
Ricardo Leitão: O futuro (?) de Jair Bolsonaro
Litoral norte da Bahia terá três resorts de altíssimo luxo e aeródromo