Eleições em Fortaleza: PDT rachado e cenário para 2026

Jamildo Melo | Publicado em 15/10/2024, às 08h24

O deputado federal André Fernandes lidera numericamente em pesquisa para prefeitura de Fortaleza - Câmara dos Deputados
COMPARTILHE:

Com a aproximação do segundo turno das eleições municipais em Fortaleza, no Ceará, o PDT declarou neutralidade, mas o partido se dividiu por conta da briga entre os irmãos Gomes.

Alguns membros apoiam Evandro Leitão (PT), enquanto outros estão com André Fernandes (PL).

Ciro Gomes, que já perdeu para Lula várias disputas e flertou com o bolsonarismo nas últimas eleições, não aceita apoiar o PT, enquanmto seu irmão, Cida Gomes, ex-governador do Estado e hoje senador, trabalha pelo PT por lá. Além dele, o maior cabo eleitotal do petista Evandro Leitão é o ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Estado.

Ruptura PT e PDT

O PT e o PDT romperam no Ceará em 2022, mas continuam aliados nacionalmente, com Carlos Lupi (Previdência) na Esplanada de Lula.

No primeiro turno, o prefeito José Sarto (PDT) ficou em terceiro lugar e optou pela neutralidade no segundo turno.

Apoios divididos

Dos 8 vereadores do PDT eleitos em Fortaleza 6 apoiam Fernandes, um apoia Leitão e um ainda não se posicionou.

O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) apoia Fernandes, enquanto Ciro Gomes (PDT) descartou apoio ao petista. Já André Figueiredo (PDT) anunciou apoio a Leitão.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Resultados do Primeiro Turno

Fernandes: 40,2% dos votos.

Leitão: 34,3% dos votos.

Fortaleza, a quarta cidade mais populosa do Brasil, reflete a polarização nacional, com um candidato apoiado pelo presidente da República e outro por Jair Bolsonaro (PL).

Impacto na disputa de 2026

O resultado das eleições em Fortaleza pode influenciar a disputa nacional de 2026. O PT vê a capital cearense como uma das cidades com maior chance de vitória. A esquerda não teve  sucesso nas eleições municipais de modo geral.

Pesquisas e Declarações

Uma pesquisa Datafolha mostrou os candidatos tecnicamente empatados: Fernandes com 47% das intenções de voto e Leitão com 45% das intenções de voto.

A margem de erro é de três pontos percentuais. O ex-PM Capitão Wagner (União Brasil) declarou apoio a Fernandes, frustrando expectativas do PT.

Ceará fortaleza PDT

Leia também

Eleições 2024: disputa em Fortaleza mostra atual prefeito em segundo lugar; veja números